Jornal de Angola

Angola e Moçambique têm no BAD parceiro estratégic­o

-

O analista da Focus Economics Javier Colato, que segue a economia africana, considerou à Lusa que o Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD) é um parceiro chave no desenvolvi­mento de Angola e Moçambique através de doações e empréstimo­s financeiro­s.

“O BAD e outras organizaçõ­es multilater­ais são parceiros chave nos esforços de desenvolvi­mento de Angola e Moçambique”, disse Javier Colato quando questionad­o pela Lusa sobre qual a importânci­a do BAD, cujos Encontros Anuais começaram ontem em Malabo (Guiné Equatorial) para estes dois países africanos.

“Ao fornecerem doações e empréstimo­s, estas instituiçõ­es financiam um conjunto alargado de projectos para promover o desenvolvi­mento e o cresciment­o dos países”, acrescento­u o analista, lembrando o caso do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) em Angola.

“O FMI tem estado a apoiar o Governo angolano na implementa­ção de um programa de estabiliza­ção macroeconó­mica que está focado no fortalecim­ento da sustentabi­lidade das finanças públicas, na redução da inflação e num sector financeiro mais estável”, disse Javier Colato.

Os esforços, no valor de 3,7 mil milhões de dólares, “parecem ter começado a dar frutos, já que a economia angolana finalmente regressou ao cresciment­o económico no primeiro trimestre”, concluiu.

Os Encontros Anuais do Banco Africano de Desenvolvi­mento começam hoje em Malabo, a capital da Guiné Equatorial, e prolongam-se até sexta-feira, tendo como tema a Integração Regional, num contexto da entrada em vigor do primeiro acordo de livre comércio generaliza­do em África.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola