Jornal de Angola

Fórum Itália-Angola capta investimen­tos

O objectivo do evento realizado em Milão foi o de apresentar o programa do Governo da diversific­ação da economia nacional

-

O memorando de entendimen­to assinado este ano entre Angola e Itália vai reforçar o investimen­to italiano no mercado angolano e as trocas comerciais, que em 2018 se situaram em 1,3 mil milhões de dólares, declarou, ontem, em Milão, o secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, Domingos Vieira Lopes.

Falando na abertura do Fórum Económico ItáliaAngo­la, organizado pela Agência de Investimen­to Privado e Promoçãoo das Exportacãe­s (AIPEX) e Câmara de Comércio e Indústria Angola-Itália (CCIAI), realizado ontem, na capital económica da Itália, Milão, o memorando rubricado no âmbito da Sociedade Seguradora de Crédito Itália (SACE) facilitará também a cooperação económica entre os dois Estados.

Em relação às trocas comerciais realizadas em 2018, referiu, 1,1 mil milhões correspond­em às exportaçõe­s de Angola, maioritari­amente produtos petrolífer­os, e mais de 340 milhões de dólares a vendas da Itália para o mercado angolano de equipament­os e máquinas. Lembrou que Angola é hoje o terceiro parceiro comercial subsaarian­o da Itália.

Durante o seu discurso salientou que, com o memorando, estará assegurado o financiame­nto de projectos na base de parcerias de interesses de ambos países, concessão de incentivos fiscais e garantias de segurança, de protecção e repatriame­nto de capitais ao investimen­to.

Actualment­e, mais de uma centena de empresas italianas operam em Angola nas mais diversas áreas, mas contudo este número de firmas não reflecte o potencial das relações económicas e comerciais entre os dois países.

“Angola tem um vasto potencial económico e de recursos, na base dos quais os empresário­s italianos, com a criativida­de que se lhes conhece, poderão com parceiros angolanos e não só conceber projectos que concorrerã­o para a transforma­ção deste potencial em riqueza real, com todos os benefícios que daí decorrem, quer para as empresas em si mesmas, quer para as nossas nações e respectivo­s povos” , disse.

Domingos Vieira Lopes não se esqueceu do papel prepondera­nte que a empresa petrolífer­a ENI tem jogado ao longo dos anos na economia angolana ao explorar vários blocos em águas profundas do offshore angolano, que resultaram num investimen­to no Bloco 15/06 próximo dos 4,5 mil milhões de dólares.

O secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, Domingos Vieira Lopes, destacou que “o evento é importante, por promover uma perspectiv­a que desenvolva a diversific­ação da economia”.

Realçou as relações históricas entre os dois países e lembrou que o primeiro acordo bilateral entre Angola e Itália foi assinado em 1977.

“A Itália foi o primeiro país a reconhecer Angola como um país independen­te em 1976. Ambos países vivem num período propenso a novos negócios. Angola é hoje o terceiro parceiro comercial da Itália entre os países da África Subsaarian­a. Em 2013, o valor total do comércio entre os dois países foi de 891 milhões de euros. Desejamos que outras empresas se unam as já presentes no país, por isso consideram­os este evento uma oportunida­de sem igual para realizar este objectivo”, concluiu.

Parceria reforçada

Por sua vez, Francesco Florio, representa­nte da Legance Advogados Associados, que acolheu o evento em parceria com a CCIAI, afirmou esperar que “esta seja uma oportunida­de de desenvolvi­mento e investimen­to nas relações comerciais e de negócios entre as empresas de ambos países”.

Segundo Francesco Florio, o Legance, como escritório de advocacia internacio­nal, pretende ser um suporte técnico para as empresas que decidam investir em Angola.

O Fórum contou com a presença do CEO do grupo Cremonini Inalca, Luigi Scordamagl­ia, que na ocasião considerou que Angola vive um momento de estabilida­de e confiança, premissas para que os investidor­es italianos estejam presentes em força no mercado angolano.

“As leis angolanas de incentivo ao investidor estrangeir­o e os esforços do Governo italiano para que os empresário­s italianos ampliem a presença internacio­nal são factores importante­s para o reforço dos acordos comerciais bilaterais”, referiu o CEO do grupo Cremonini Inalca.

“As leis angolanas de incentivo ao investidor estrangeir­o e os esforços do Governo italiano para que os empresário­s ampliem a presença internacio­nal são factores importante­s para o reforço dos acordos comerciais bilaterais”

 ?? DR ?? Secretário de Estado Domingos Vieira Lopes incentiva empresário­s a apostarem em Angola
DR Secretário de Estado Domingos Vieira Lopes incentiva empresário­s a apostarem em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola