Jornal de Angola

Municípios vão intervir na manutenção das vias

- Mazarino da Cunha

As administra­ções municipais vão poder intervir directamen­te na manutenção das vias já existentes e na abertura de novas estradas, de acordo com as necessidad­es locais, anunciou ontem, em Luanda, o ministro da Construção e Obras Públicas.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final do encontro com os vice-governador­es para a área Técnica e Infraestru­turas dos Governos Provinciai­s, Manuel Tavares de Almeida afirmou que os equipament­os para a manutenção das estradas nacionais começam a chegar no final de Junho e serão distribuíd­os em todos os municípios.

Segundo o ministro, o objectivo é estabelece­r a ligação entre a capital do país, capitais provinciai­s, sedes municipais, comunas e zonas rurais.

De acordo com o governante, foram disponibil­izados cerca 178 milhões de dólares para recuperaçã­o de 380 quilómetro­s de estradas.

Apesar da revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) em baixa, referiu o ministro, estão criadas as condições para dar início ao Plano de Salvação de Estradas. “Há condições para se fazer intervençã­o nas estradas que se encontram em péssimas condições", assegurou o ministro.

O Plano de Salvação de Estradas, referiu, vai ser seguido do projecto de portagem e pesagem dos automóveis. Com estas duas medidas, pretende-se controlar a carga sobre estradas e pontes, na perspectiv­a de arrecadar receitas para a sua manutenção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola