Jornal de Angola

Albinos têm consultas gratuitas no Uíge

-

A Associação de Apoio aos Albinos de Angola (4As) realiza entre os dias 12 e 22, no Uíge, consultas gratuitas de pele e visão a 500 albinos, anunciou o presidente da 4As, David Paulo Bunga, que conta, para o efeito, com parceria da ONG Compaixão Internacio­nal do Brasil.

David Paulo Bunga, que falava à margem da Conferênci­a Provincial Sobre o Albinismo, avançou que as consultas surgem no âmbito da Conferênci­a Nacional Pró Albinismo, que decorre em Luanda, na quinta-feira, 13, com o objectivo de contribuir para mitigar os múltiplos factores de risco que geram vulnerabil­idades em pessoas portadoras de albinismo.

O encontro juntou no Uíge, na última sexta-feira, mais de 100 pessoas, que falaram das dificuldad­es que enfrentam os albinos.

“Fomos notificado­s pela direcção nacional das 4As que, no âmbito da realização da Conferênci­a sobre Albinismo, no dia 13 , ‘Dia Internacio­nal de Conscienci­alização sobre Albinismo’, a ONG Compaixão Internacio­nal mobilizará especialis­tas voluntário­s em Optometria e Medicina do Brasil para fazer consultas gratuitas de visão e da pele em albinos como uma acção concreta e prática à margem e depois da conferênci­a”, esclareceu.

David Bunga disse que a equipa técnica de Optometria realizará entre quinze e vinte consultas por dia e prevê-se uma cobertura desta experiênci­a de 500 consultas na província do Uíge e em Luanda, palco da conferênci­a.

“A equipa de especialis­tas deslocar-se nesta missão ao município sede da província do Uíge para realizar as consultas e, posteriorm­ente, em Agosto virão para a entrega dos óculos. A baixa visão e a fragilidad­e da pele são os grandes problemas dos albinos, por não possuírem pigmentos na pele, nos cabelos, nos pelos e nos olhos”, disse.

Caderno de Solidaried­ade

O presidente da 4As no Uíge, David Paulo Bunga deu por aberto um “Caderno de Solidaried­ade”, durante a Conferênci­a Provincial sobre o Albinismo. David Bunga disse que o caderno vai mobilizar doadores voluntário­s interessad­os na causa dos albinos.

“A fraca capacidade económica das famílias a que muitos dos albinos pertencem dificulta os cuidados especiais de saúde que necessitam, razão pela qual levantamos uma ampla campanha de solidaried­ade destinada aos representa­ntes de instituiçõ­es públicas, privadas e da sociedade civil, interessad­os nos problemas dos albinos”, referiu.

Participar­am da Conferênci­a Provincial sobre o Albinismo membros do Governo, da Polícia Nacional, entidades eclesiásti­cas, representa­ntes das organizaçõ­es da sociedade civil, autoridade­s tradiciona­is e estudantes universitá­rios. A Associação de Apoio aos Albinos de Angola (4As) no Uíge foi criada em 2016 e alberga 220 pessoas albinas com necessidad­es especiais diferentes.

 ?? EUNICE SUZANA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EUNICE SUZANA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola