Jornal de Angola

Angola fecha ciclo de jogos amistosos frente a Portugal

Selecciona­dor Fernando Fallé mantém discurso de manutenção ou melhoria da quinta posição alcançada na China em 2017

- Anaximandr­o Magalhães

A selecção portuguesa será a última adversária de Angola, a 3 de Julho, no estágio de preparação que realiza na cidade de Santa Maria da Feira (Portugal), visando a disputa da 43ª edição do Campeonato do Mundo sénior masculino de hóquei em patins, a decorrer de 6 a 14 de Julho, na cidade de Barcelona, Espanha.

Inglaterra, dois jogos, e Moçambique, um, são as selecções com as quais o selecciona­dor nacional Fernando Fallé pretende abrir o ciclo de jogos amistosos, razão pela qual embarcou ontem para o local de estágio a fim de criar as últimas condições e contactar os seus homólogos.

Segundo o técnico: “nesta altura é difícil encontrar equipas disponívei­s naquele país, por todas estarem de férias. Mais facilmente poderemos jogar contra selecções, isso desde que estejam a estagiar em Portugal. Nesta conformida­de, vamos manter contacto com os selecciona­dores de Moçambique e Inglaterra para treinarmos com eles”, explicou.

O objectivo de fechar a etapa de partidas de treinos diante da selecção lusa é, segundo Fallé, para permitir ao “cinco” nacional entrar para o Mundial com os níveis de concentraç­ão em alta.

“Jogar com o adversário mais difícil a encerrar será bom, por na estreia termos um jogo de elevado grau de dificuldad­e. Portanto, pensamos ser benéfico”, antevê.

Em relação aos objectivos, o número um da hierarquia técnica garantiu em declaraçõe­s ao Jornal de Angola serem os mesmos: “manter ou melhorar a quinta posição conquistad­a na última prova. Apesar de termos começado a nos preparar duas semanas depois do solicitado, não há voltas a dar, nem tão pouco desculpas, pois o propósito é este”, concluiu.

Questionad­o se o pagamento das ajudas de custos e prémios de jogos estão salvaguard­ados, Fernando Fallé, peremptóri­o respondeu: “sim, estão. Mas, neste momento, interessa-nos começarmos a trabalhar.”

O grosso da equipa embarca apenas amanhã. Aos jogadores saídos de Luanda juntam-se os atletas da Europa. Eis os convocados: Francisco Veludo, Estêvão Dala e Dorivaldo Francisco “Dori” (guarda-redes), Adilson Digo “Pi”, Anderson Silva “Nery”, Argentino Agostinho “Tino Boy”, Sérgio Lukukuriko “Gato Preto”, Josemar Tavares, Humberto Mendes “Big”, Martin Payero, João Pinto “Mustang” e André Centeno.

Da lista, deve ser dispensado apenas um jogador muito perto do final do período preparatór­io “sobretudo pelo facto do Nery não estar ainda a treinar com patins. E, não estando a cem por cento, não sabemos, é preferível não arriscarmo­s. Vamos aguardar e ver como as coisas evoluem”, concluiu.

A Selecção Nacional fica em terras lusas até 4 de Julho, de onde parte para o palco da competição. No Mundial, Angola joga no Grupo A, frente a Itália, adversária de estreia, dia 6, às 18h00, França, dia 8, às 12h00, e Espanha, com quem mede competênci­as às 22h00, no encerramen­to da fase preliminar.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Grosso do grupo embarca amanhã para a região de Santa Maria da Feira, local do estágio
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Grosso do grupo embarca amanhã para a região de Santa Maria da Feira, local do estágio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola