Jornal de Angola

Curso de andebol arranca hoje na sede da federação

- Teresa Luís

Um total de 47 técnicos de andebol, de ambos os sexos, participa, a partir de hoje, até sábado (das 8h30 às 12h00), no primeiro curso de treinadore­s de nível I, no anfiteatro Paulo Bunze, sede da Federação Angolana (Faand).

Dotar os participan­tes de ferramenta­s para melhor exercerem as funções e a actualizaç­ão de conhecimen­tos são os objectivos da formação, revelou o presidente da Associação Provincial de Luanda (APAL), Simão Filho, que organiza o evento, em parceria com a Associação de Treinadore­s Angolanos de Andebol (ATAA).

A preparação física, técnico-táctica, defensiva e ofensiva, didáctica no ensino do andebol, medicina desportiva, simbologia, ética e treinament­o de guarda-redes são os temas a serem abordados.

Edgar Neto, Filipe Cruz, Júlio Caxito, Luís Chaves, José Nóbrega, Vivaldo Eduardo, Fábio Rebelo e João Mulima são os prelectore­s.

A par dos conteúdos teóricos, o “clinic” engloba aulas práticas, num dos pavilhões da Cidadela. Seis meses depois de avaliação contínua, os formandos recebem os certificad­os da organizaçã­o.

O Jornal de Angola apurou, junto do “número um” da APAL, que os treinadore­s desprovido­s do nível I serão impedidos de se sentar nos bancos nos próximos campeonato­s: “Portanto, devem aproveitar”.

André Quimonha, Francisco Marçal, Ilda Bengue (Petro), Cátia dos Santos (Maculusso), Rosa do Amaral (1.º de Agosto), William Almeida (Interclube) são alguns dos inscritos no curso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola