Jornal de Angola

UNITA quer corpos de dirigentes mortos

-

A UNITA disse que estão ainda por cumprir “muitos pontos” do Protocolo de Lusaka, que definiu os termos da paz em Angola, admitindo interesse em resgatar, à semelhança de Jonas Savimbi, os corpos de dirigentes mortos nos confrontos de 1992.

A intenção foi expressa segunda-feira, em Luanda, pelo líder da UNITA, Isaías Samakuva, numa conferênci­a de imprensa destinada a proceder a um balanço das exéquias do líder histórico do partido, Jonas Savimbi, sepultado a 1 deste mês na terra natal dos pais, 17 anos depois da sua morte.

“O Protocolo de Lusaka (assinado a 20 de Novembro de 1994) ainda não foi totalmente cumprido pelo Governo. Ainda não entregaram, por exemplo, os corpos dos dirigentes da UNITA que foram mortos após as eleições (de Setembro) de 1992”, disse Samakuva, citado pela Lusa, aludindo a nomes como o do então vice-presidente e o do secretário-geral do partido, Jeremias Chitunda e Alicerces Mango, bem como o de Elias Salupeto Pena, sobrinho de Jonas Savimbi.

Por outro lado, Samakuva disse que o Governo tem estado também a reclamar à UNITA o resgate dos corpos de combatente­s e dirigentes seus.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Isaías Samakuva
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Isaías Samakuva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola