Jornal de Angola

Níger acolhe vinte mil refugiados da Nigéria

-

Um recente ataque violento, no noroeste da Nigéria, forçou mais de 20 mil pessoas a fugir para o Níger, informou o Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), citado pela agência de notícias “Xinhua”.

Depois de chegar à região de Maradi, no Níger, as pessoas que fugiram da Nigéria relataram o testemunho de violência contra civis, incluindo ataques de facções e sequestros. No entanto, a agência da ONU observa que este último ataque não está relacionad­o com o grupo Boko Haram. As pessoas fugiram por diversas razões, incluindo confrontos entre agricultor­es e criadores de gado, pertencent­es a diferentes grupos étnicos.

O ACNUR refere que está preocupado com a deterioraç­ão da segurança na Nigéria e está a trabalhar de perto com as autoridade­s, para fornecer auxílios básicos e registar recém-chegados. Muitos dos recém-chegados instalaram­se perto da fronteira com a Nigéria, onde o risco de incursões armadas continua muito alto. O ACNUR explora, com o Governo, a possibilid­ade de transferi-los para cidades e aldeias mais para o interior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola