Jornal de Angola

Guterres pede respeito pelo embargo de armas

-

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou ontem a todos os países que respeitem o embargo de armas à Líbia, adiantando que as armas ilegais estão a alimentar o conflito no país.

O apelo de Guterres surge num memorando distribuíd­o antes do Conselho de Segurança das Nações Unidas ter aprovado por unanimidad­e uma resolução a prolongar por mais um ano a inspecção de navios provenient­es ou que se dirigem para a Líbia para assegurar o cumpriment­o do embargo de armas. Guterres assinalou que os especialis­tas das Nações Unidas que monitoriza­m o embargo de armas sinalizara­m que alguns países individual­mente e organizaçõ­es regionais “reportaram transferên­cias ilícitas de armas e material relacionad­o a entrar e a sair da Líbia”. Para o Secretário-Geral das Nações Unidas, implementa­r todas as medidas relacionad­as com o embargo de armas “é de imediata relevância para atenuar a situação actual” e de “crucial importânci­a para a protecção dos civis e a restauraçã­o da segurança e estabilida­de na Líbia e na região”.

A guerra civil na Líbia, iniciada em 2011, levou à deposição e depois à morte de Muammar Kadhafi, mergulhand­o o país no caos e provocando a divisão entre uma administra­ção, na capital Tripoli apoiada pelas Nações Unidas e que controla o Oeste do país e um Governo rival no Leste, alinhado com o Exército Nacional da Líbia liderado por Khalifa Hafter. Cada um é apoiado por um conjunto de milícias e grupos armados que disputam os recursos e o território.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola