Gu­ter­res pe­de res­pei­to pe­lo em­bar­go de ar­mas

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das, An­tó­nio Gu­ter­res, ape­lou on­tem a to­dos os paí­ses que res­pei­tem o em­bar­go de ar­mas à Líbia, adi­an­tan­do que as ar­mas ile­gais es­tão a ali­men­tar o con­fli­to no país.

O ape­lo de Gu­ter­res sur­ge num me­mo­ran­do dis­tri­buí­do an­tes do Conselho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das ter apro­va­do por una­ni­mi­da­de uma re­so­lu­ção a pro­lon­gar por mais um ano a ins­pec­ção de na­vi­os pro­ve­ni­en­tes ou que se di­ri­gem pa­ra a Líbia pa­ra as­se­gu­rar o cum­pri­men­to do em­bar­go de ar­mas. Gu­ter­res as­si­na­lou que os es­pe­ci­a­lis­tas das Na­ções Uni­das que mo­ni­to­ri­zam o em­bar­go de ar­mas si­na­li­za­ram que al­guns paí­ses in­di­vi­du­al­men­te e or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais “re­por­ta­ram trans­fe­rên­ci­as ilí­ci­tas de ar­mas e ma­te­ri­al re­la­ci­o­na­do a en­trar e a sair da Líbia”. Pa­ra o Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das, im­ple­men­tar to­das as me­di­das re­la­ci­o­na­das com o em­bar­go de ar­mas “é de ime­di­a­ta re­le­vân­cia pa­ra ate­nu­ar a si­tu­a­ção ac­tu­al” e de “cru­ci­al im­por­tân­cia pa­ra a pro­tec­ção dos ci­vis e a res­tau­ra­ção da se­gu­ran­ça e es­ta­bi­li­da­de na Líbia e na re­gião”.

A gu­er­ra ci­vil na Líbia, ini­ci­a­da em 2011, le­vou à de­po­si­ção e de­pois à mor­te de Mu­am­mar Kadha­fi, mer­gu­lhan­do o país no ca­os e pro­vo­can­do a di­vi­são en­tre uma ad­mi­nis­tra­ção, na ca­pi­tal Tri­po­li apoi­a­da pe­las Na­ções Uni­das e que con­tro­la o Oes­te do país e um Go­ver­no ri­val no Les­te, ali­nha­do com o Exér­ci­to Na­ci­o­nal da Líbia li­de­ra­do por Kha­li­fa Haf­ter. Ca­da um é apoi­a­do por um con­jun­to de mi­lí­ci­as e gru­pos ar­ma­dos que dis­pu­tam os re­cur­sos e o ter­ri­tó­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.