Hu­awei em vi­as de cri­ar no­vo sis­te­ma ope­ra­ti­vo

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A Hu­awei vai lan­çar um no­vo sis­te­ma ope­ra­ti­vo pa­ra os seus te­le­mó­veis, no ter­cei­ro tri­mes­tre des­te ano, de­pois do Go­ver­no nor­te-ame­ri­ca­no ter proi­bi­do empresas do país a tran­sac­ci­o­na­rem com a gi­gan­te chi­ne­sa das te­le­co­mu­ni­ca­ções.

O no­vo sis­te­ma, se­gun­do o jor­nal chi­nês Glo­bal Ti­mes, que ci­ta fon­tes da em­pre­sa, po­de es­tar pron­to já em Agos­to ou Se­tem­bro.

O che­fe exe­cu­ti­vo da Di­vi­são de Con­su­mo da Hu­awei, Ri­chard Yu, tem rei­te­ra­do que é "mui­to pro­vá­vel" que a em­pre­sa avan­ce com o seu pró­prio sis­te­ma ope­ra­ti­vo, re­fe­re o jor­nal chi­nês.

A em­pre­sa não co­men­tou, no en­tan­to, qu­ais se­rão as van­ta­gens e des­van­ta­gens da sua cri­a­ção em re­la­ção ao Android, sis­te­ma ope­ra­ti­vo de­sen­vol­vi­do pe­la nor­te-ame­ri­ca­na Go­o­gle, ac­tu­al­men­te usa­do nos dis­po­si­ti­vos da Hu­awei.

A de­ci­são do Go­ver­no nor­te-ame­ri­ca­no de cor­tar o for­ne­ci­men­to le­vou a em­pre­sa a anun­ci­ar o seu pró­prio sis­te­ma. Ana­lis­tas es­ti­mam que o fim das tran­sac­ções co­mer­ci­ais en­tre a Alpha­bet (em­pre­sa-mãe da Go­o­gle) e ou­tras empresas nor­te-ame­ri­ca­nas com a Hu­awei de­ve ter um gran­de im­pac­to no mer­ca­do.

Pe­lo me­nos seis fa­bri­can­tes de com­po­nen­tes elec­tró­ni­cos ame­ri­ca­nos anun­ci­a­ram já que rom­pe­ram as su­as re­la­ções co­mer­ci­ais com a Hu­awei.

As fa­bri­can­tes nor­te-ame­ri­ca­nas de pro­ces­sa­do­res In­tel, Qu­al­comm, Xi­linx e Bro­ad­com, a ale­mã In­fi­ne­on Te­ch­no­lo­gi­es e as fa­bri­can­tes de chips de me­mó­ria Mi­cron Te­ch­no­logy e Wes­tern Di­gi­tal dei­xa­rão de for­ne­cer à Hu­awei, por exi­gên­cia do Go­ver­no nor­te-ame­ri­ca­no.

DR

Em­pre­sa chi­ne­sa quer con­tor­nar san­sões nor­te-ame­ri­ca­nas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.