Jornal de Angola

Malária no Cuanza-Norte com tendência a aumentar

População aconselhad­a a evitar focos de lixo e a procurar unidades sanitárias mais próximas logo após os primeiros sintomas da doença, que está a causar muitas mortes

- Manuel Fontoura | Ndalatando

O número de casos de malária na província do Cuanza-Norte tende a aumentar, tendo-se registado durante os primeiros quatro meses do corrente ano 84.910 ocorrência­s, com 91 óbitos, contra 61.920 casos e 75 mortes, de Janeiro a Abril do ano passado, de acordo com o supervisor provincial do programa de combate à doença, Gonçalo João Tandala.

A maior parte dos casos de malária, acrescento­u, registou-se nos municípios de Cazengo, Cambambe, Lucala, Golungo-Alto e Ambaca.

Segundo Gonçalo Tandala, a malária continua a ser um problema de saúde pública na província do CuanzaNort­e, sendo a principal causa de morbi mortalidad­e no seio das populações.

Gonçalo Tandala diz serem necessário­s mais parceiros para se evitar a propagação da doença na região, reforçando as acções de prevenção, em parceria com as autoridade­s sanitárias.

As brigadas, referiu, deverão trabalhar para a melhoria do saneamento básico. Gonçalo Tandala defende a reactivaçã­o das acções de prevenção, no que toca ao controlo integrado, aquisição de mosquiteir­os tratados com insecticid­a de longa duração, implementa­ção da luta antilarval, tratamento intermiten­te preventivo em todas as unidades sanitárias, bem como a implementa­ção das acções de pulverizaç­ão intra e extra domiciliar em zonas considerad­as de maior risco, nos dez municípios da província do Cuanza-Norte.

De acordo com Gonçalo Tandala, o projecto de combate e prevenção da malária, segundo os princípios do protocolo da política nacional de tratamento da doença, trouxe uma nova dinâmica e uma melhor perspectiv­a de redução dos casos graves e consequent­emente da mortalidad­e. Segundo o supervisor provincial do programa de combate à malária, o principal desafio é a utilização correcta das combinaçõe­s terapêutic­as, com base num diagnóstic­o confirmado por microscópi­o ou testes de diagnóstic­o rápido, bem como a melhoria do manejo de casos graves a nível institucio­nal.

“Os casos deverão baixar, com a constituiç­ão das brigadas municipais, visando combater o vector da doença, promover a saúde através de informação, educação e comunicaçã­o, pretendend­o-se com esta componente educar a população para que tão logo surjam os primeiros sintomas da doença procure os serviços de saúde mais próximo”, sublinhou Gonçalo Tandala.

As autoridade­s sanitárias, ainda de acordo com Gonçalo Tandala, pretendem, nos próximos tempos, reforçar as acções de supervisão, monitoria e avaliação das actividade­s ligadas ao programa de combate à malária, bem como a distribuiç­ão de mosquiteir­os e a fumigação intra e extra domiciliar, com o apoio das administra­ções municipais.

A malária continua a ser um problema de saúde pública na província do Cuanza-Norte, sendo a principal causa de morbi mortalidad­e no seio das populações

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autoridade­s sanitárias reforçam as acções de sensibiliz­ação e de distribuiç­ão de mosquiteir­os
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s sanitárias reforçam as acções de sensibiliz­ação e de distribuiç­ão de mosquiteir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola