Cen­tros de for­ma­ção téc­ni­ca têm do­cen­tes bem pre­pa­ra­dos

Jornal de Angola - - NECROLOGIA - An­dré Bran­dão | Nda­la­tan­do

Pe­lo me­nos 49 for­ma­do­res, afec­tos aos 11 cen­tros de for­ma­ção pro­fis­si­o­nal do Cu­an­zaNor­te, fo­ram ca­pa­ci­ta­dos em Nda­la­tan­do em ma­té­ria de ajus­ta­men­to dos per­fis pro­fis­si­o­nais per­ma­nen­tes e de­sa­fi­os das no­vas Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção do sé­cu­lo XXI.

A for­ma­ção vi­sou ca­pa­ci­tar os for­ma­do­res com téc­ni­cas das no­vas tec­no­lo­gi­as do sé­cu­lo XXI, pa­ra es­ta­be­le­ci­men­to de uma re­la­ção pe­da­gó­gi­ca com os seus for­man­dos, fa­vo­re­cen­do a apren­di­za­gem e a aqui­si­ção de co­nhe­ci­men­tos de qua­li­da­de.

O che­fe de De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de For­ma­ção, do Ins­ti­tuo Na­ci­o­nal do Em­pre­go e For­ma­ção Pro­fis­si­o­nal (Ine­fop), Edu­ar­da Cas­san­gue, dis­se que o for­ma­dor pre­ci­sa de es­tar cons­ci­en­te das su­as res­pon­sa­bi­li­da­des, “pro­cu­ran­do cum­prir com os prin­cí­pi­os téc­ni­cos e pe­da­gó­gi­cos da área que en­si­na e mo­ti­var os for­man­dos no cum­pri­men­to dos ob­jec­ti­vos re­co­men­da­dos”.

Edu­ar­da Cas­san­gue acre­di­ta que o en­con­tro vai aju­dar no diá­lo­go en­tre for­ma­do­res e os for­man­dos, uma vez que es­tão a ser do­ta­dos de fer­ra­men­tas que lhes vão per­mi­tir do­mi­nar as no­vas tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção e pas­sá-las aos alu­nos de for­ma se­gu­ra.

Acres­cen­tou que, a ní­vel do país es­tão a ser for­ma­dos cer­ca de 2000 for­ma­do­res em téc­ni­cas e mé­to­dos que vão fa­ci­li­tar o en­si­no e apren­di­za­gem de for­ma mais fá­cil.

Du­ran­te a for­ma­ção, fo­ram mi­nis­tra­das au­las so­bre o pa­pel e per­fil do for­ma­dor, es­ta­tu­to da car­rei­ra dos Agen­tes do Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Em­pre­go e For­ma­ção Pro­fis­si­o­nal, o For­ma­dor e as No­vas Tec­no­lo­gi­as, e For­ma­ção Pro­fis­si­o­nal co­mo um dos Sub-pro­gra­mas do Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Na­ci­o­nal (PDN).

AN­DRÉ BRAN­DÃO | EDIÇÕES NOVEMBROO

Ob­jec­ti­vo é me­lho­rar o pro­ces­so de en­si­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.