Bre­ves

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Ed­na Mus­sa­lo

NO HU­AM­BO IN­CÊN­DIO MA­TA CIN­CO IR­MÃOS

Cin­co ir­mãos, com ida­des en­tre os dois me­ses a 11 anos, mor­re­ram car­bo­ni­za­dos, na noi­te de sá­ba­do, em con­sequên­cia de um in­cên­dio pro­vo­ca­do pe­lo ar­ma­ze­na­men­to de ga­so­li­na no in­te­ri­or da re­si­dên­cia em que dor­mi­am, no bair­ro da Mun­da Pai­va, ar­re­do­res da ci­da­de do Hu­am­bo. Em de­cla­ra­ções à An­gop, o avô do pe­ti­zes, Eze­qui­as Pra­ta, dis­se que o in­cên­dio de­fla­grou por vol­ta das 21 ho­ras, en­quan­to as cri­an­ças dor­mi­am, após o con­tac­to do fo­go com o re­ci­pi­en­te on­de es­ta­va ar­ma­ze­na­da a ga­so­li­na pa­ra a co­mer­ci­a­li­za­ção. Ex­pli­cou que a de­fla­gra­ção deu-se nu­ma al­tu­ra em que a mãe das ví­ti­mas acen­dia o fo­ga­rei­ro pa­ra co­zi­nhar.

STANDARD BANK APOIA MAIS DE 20 MIL FA­MÍ­LI­AS

Vin­te mil fa­mí­li­as de vá­ri­as pro­vín­ci­as do país be­ne­fi­ci­am do pro­jec­to so­li­dá­rio "He­róis de Azul Saú­de nas Co­mu­ni­da­des", im­ple­men­ta­do há dois anos pe­lo Standard Bank, re­ve­lou on­tem, em Lu­an­da, o pre­si­den­te da­que­la ins­ti­tui­ção ban­cá­ria. Luís Mi­guel Te­les, que fa­la­va no ac­to de apre­sen­ta­ção do pro­jec­to, re­fe­riu que o mes­mo vi­sa apoi­ar as co­mu­ni­da­des ca­ren­tes no do­mí­nio da edu­ca­ção, saú­de e in­cen­ti­vo às ac­ti­vi­da­des des­por­ti­vas. Na oca­sião, foi fei­ta a en­tre­ga de uma am­bu­lân­cia, que vai ser­vir co­mo uma clí­ni­ca mó­vel nas co­mu­ni­da­des be­ne­fi­ciá­ri­as.

Co­mo gru­pos vul­ne­rá­veis, cri­an­ças e ido­sos be­ne­fi­ci­am de con­sul­tas de pe­di­a­tria, es­to­ma­to­lo­gia, otor­ri­no, hi­per­ten­são ar­te­ri­al e me­di­ca­men­tos. A se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos e Ci­da­da­nia, Ana Ce­les­te Ja­nuá­rio, dis­se ser lou­vá­vel o pro­jec­to so­ci­al do ban­co sul-afri­ca­no, que tem co­mo al­vo prin­ci­pal cri­an­ças e ido­sos em si­tu­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de.

Além da as­sis­tên­cia mé­di­ca, o Standard Bank tem re­a­li­za­do tor­nei­os des­por­ti­vos in­ter-es­co­la­res pe­lo país.

CEDIDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.