Jornal de Angola

ENDE desactiva postos

-

Mais de 50 postos de transforma­ção (PT) de energia eléctrica, geridos por privados, serão desactivad­os no município de Belas e substituíd­os por outros da ENDE, com a entrada em funcioname­nto de duas subestaçõe­s, em Julho, no âmbito do projecto de electrific­ação domiciliar em Luanda.

O porta-voz da Empresa de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE), Pedro Bila, em declaraçõe­s à Angop, disse que a gestão pública dos PT vai permitir que os novos clientes paguem o consumo a preços razoáveis, através do sistema pré ou pós-pago.

As duas subestaçõe­s, cujas obras devem ser concluídas em breve, vão beneficiar mais de 25 mil famílias dos distritos da Vila Verde e Morro dos Veados, com realce para os bairros Zona Verde, Salinas, Tendas e Mundial.

Cidadãos residentes nos bairros Zona Verde e Tendas afirmam que, pelo contrato com os PT privados, pagavam 150 a 200 mil kwanzas e por mês o valor de quatro a cinco mil, para além dos gastos com o combustíve­l para os geradores, já que o fornecimen­to era irregular.

O projecto, financiado pela Linha de Crédito da China, repartido pelos municípios de Luanda, Viana, Belas, Kilamba Kiaxi, Talatona, Cazenga, Icolo e Bengo e Cacuaco, tem como objectivo elevar a taxa de electrific­ação, mediante o fornecimen­to e construção de novas infra-estruturas.

Orçado em mais de 600 milhões de dólares norteameri­canos, o projecto foi consignado em 2016 e tem o seu término previsto para Agosto próximo. Durante este período, serão montadas nove subestaçõe­s eléctricas de 60/15 kv e 60/30 kv, mil postos de transforma­ção, construção de linhas de alta tensão e montagem de contadores pré-pagos mono e trifásicos.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Novas subestaçõe­s eléctricas substituem os PT´s privsados
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Novas subestaçõe­s eléctricas substituem os PT´s privsados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola