ENDE de­sac­ti­va pos­tos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Mais de 50 pos­tos de trans­for­ma­ção (PT) de ener­gia eléc­tri­ca, ge­ri­dos por pri­va­dos, se­rão de­sac­ti­va­dos no mu­ni­cí­pio de Belas e subs­ti­tuí­dos por ou­tros da ENDE, com a en­tra­da em fun­ci­o­na­men­to de du­as su­bes­ta­ções, em Ju­lho, no âm­bi­to do pro­jec­to de elec­tri­fi­ca­ção do­mi­ci­li­ar em Lu­an­da.

O por­ta-voz da Em­pre­sa de Dis­tri­bui­ção de Elec­tri­ci­da­de (ENDE), Pe­dro Bi­la, em de­cla­ra­ções à An­gop, dis­se que a ges­tão pú­bli­ca dos PT vai per­mi­tir que os no­vos cli­en­tes pa­guem o con­su­mo a pre­ços ra­zoá­veis, atra­vés do sis­te­ma pré ou pós-pa­go.

As du­as su­bes­ta­ções, cu­jas obras de­vem ser con­cluí­das em bre­ve, vão be­ne­fi­ci­ar mais de 25 mil fa­mí­li­as dos dis­tri­tos da Vi­la Ver­de e Mor­ro dos Ve­a­dos, com re­al­ce pa­ra os bair­ros Zo­na Ver­de, Sa­li­nas, Ten­das e Mun­di­al.

Ci­da­dãos re­si­den­tes nos bair­ros Zo­na Ver­de e Ten­das afir­mam que, pe­lo con­tra­to com os PT pri­va­dos, pa­ga­vam 150 a 200 mil kwan­zas e por mês o va­lor de qua­tro a cin­co mil, pa­ra além dos gas­tos com o com­bus­tí­vel pa­ra os ge­ra­do­res, já que o for­ne­ci­men­to era ir­re­gu­lar.

O pro­jec­to, fi­nan­ci­a­do pe­la Li­nha de Cré­di­to da Chi­na, re­par­ti­do pe­los mu­ni­cí­pi­os de Lu­an­da, Vi­a­na, Belas, Ki­lam­ba Ki­a­xi, Ta­la­to­na, Ca­zen­ga, Ico­lo e Bengo e Ca­cu­a­co, tem co­mo ob­jec­ti­vo ele­var a ta­xa de elec­tri­fi­ca­ção, me­di­an­te o for­ne­ci­men­to e cons­tru­ção de no­vas in­fra-es­tru­tu­ras.

Or­ça­do em mais de 600 mi­lhões de dó­la­res nor­te­a­me­ri­ca­nos, o pro­jec­to foi con­sig­na­do em 2016 e tem o seu tér­mi­no pre­vis­to pa­ra Agos­to pró­xi­mo. Du­ran­te es­te pe­río­do, se­rão mon­ta­das no­ve su­bes­ta­ções eléc­tri­cas de 60/15 kv e 60/30 kv, mil pos­tos de trans­for­ma­ção, cons­tru­ção de li­nhas de al­ta ten­são e mon­ta­gem de con­ta­do­res pré-pa­gos mo­no e tri­fá­si­cos.

VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

No­vas su­bes­ta­ções eléc­tri­cas subs­ti­tu­em os PT´s priv­sa­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.