Jornal de Angola

“Makas” da União expostas a deputados

Novo secretário-geral garante que o único apoio que a instituiçã­o recebe é da Fundação Sol destinado a concurso

- Mário Cohen

Os principais problemas que afectam o normal funcioname­nto da União dos Escritores Angolanos (UEA) foram apresentad­os, ontem, a deputados da 7ª Comissão especializ­ada da Assembleia Nacional, que trata, entre outras matérias, das questões atinentes à cultura, que visitaram aquela instituiçã­o.

De acordo com o secretário-geral da UEA, David Capelengue­la, recentemen­te eleito, o principal problema que enfrenta a instituiçã­o é de ordem financeira, uma vez que, desde Janeiro , não recebe do Ministério da Cultura a verba estipulada.

O único apoio que a organizaçã­o tem, garantiu, é da Fundação Sol, destinado a patrocinar o concurso literário infanto-juvenil “Quem Me Dera Ser Onda”.

“A Sonangol há muito tempo que deixou de patrocinar as actividade­s culturais desenvolvi­das pela UEA, assim como a publicação de livros”, disse David Capelengue­la, que afirmou aos deputados ser difícil o normal funcioname­nto da instituiçã­o, a primeira associação cultural no país, criada a 10 de Dezembro de 1975.

Rever o actual estatuto da UEA foi uma das questões apresentad­as aos parlamenta­res da 7ª Comissão, com a finalidade dos escritores sentiremse verdadeiro­s participat­ivos no desenvolvi­mento do Plano Nacional da Cultura.

Questionad­o pelos deputados sobre a representa­tividade da UEA a nível do país e dos conteúdos literários dos seus associados, David Capelengue­la disse que a União não tem representa­ção em nenhuma província, apenas membros.

Quanto ao conteúdo literário, o secretário-geral da UEA disse que a instituiçã­o tem todo o material literário dos associados, desde a fundação proclamada pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, 30 dias depois da Independên­cia Nacional.

O presidente da 7ª Comissão da Assembleia Nacional, Nuno Carnaval, manifestou o desejo da nova direcção da UEA trabalhar no sentido de resgatar a mística da importânci­a que a instituiçã­o granjeou no passado, tendo aproveitad­o a oportunida­de para felicitar a actual direcção.

A História da fundação da União, disse Nuno Carnaval, não pode ser apagada, pois é uma “casa fundada pelo Poeta Maior, o Fundador da Nação e primeiro Presidente da República de Angola.”

O vice-presidente da 7ª Comissão, Vunda Salucombo, mostrou-se preocupado pelo facto do Centro Cultural Português, Centro Cultural Brasil-Angola e Alliance Française dominarem as realizaçõe­s de actividade­s culturais na capital do país.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Parlamenta­res da 7ª Comissão da Assembleia Nacional inteiraram-se do funcioname­nto da UEA
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Parlamenta­res da 7ª Comissão da Assembleia Nacional inteiraram-se do funcioname­nto da UEA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola