Jornal de Angola

Cuba assegura presença na cidade de Kumamoto

Cubanas vencem torneio de qualificaç­ão da América do Norte e regressa ao convívio das melhores nações da modalidade

- António Ferreira

A República de Cuba está de regresso ao convívio das melhores nações do andebol sénior feminino, ao qualificar-se para o vigésimo quarto campeonato do mundo, de 30 de Novembro a 15 de Dezembro, na cidade de Kumamoto, Japão. Cuba venceu o torneio de qualificaç­ão da América do Norte e do Caribe, disputado na Cidade do México, ao derrotar na final a sua similar de Porto Rico, por 27-24.

Com o triunfo, Cuba regressa à montra mundialist­a, a quarta depois da estreia em 1999, tendo na altura terminado na vigésima primeira posição. Depois cumpriu um jejum de doze anos, marcando presença em 2011 (22º) e 2015 (23º), respectiva­mente.

As cubanas, note-se, na fase preliminar averbaram triunfos frente ao Canadá (30-17), Gronelândi­a (30-17, 25-17), EUA (27-21) e República Dominicana (30-23). A Gronelândi­a arrebatou a medalha de bronze, após vitória de 22-20, ante a República Dominicana.

Quinze países estão já qualificad­os para a competição que é selectiva à trigésima segunda olimpíada, por sinal, também em solo nipónico. A tiragem do sorteio acontece no dia 21 de Junho, em Kanze Nohgakudo, no complexo Ginza Six, em Tóquio, cuja gala deve contar com algumas das figuras mais emblemátic­as da modalidade nas últimas quatro décadas.

O Japão (país organizado­r), França (campeã mundial em título), China, Kazaquistã­o, Coreia do Sul (Ásia), Angola, Senegal, República Democrátic­a do Congo (África), Holanda, Roménia, Rússia (Europa), Argentina, Brasil, Cuba (América Central e do Sul) e Austrália (Oceânia) são os países com o “passaporte carimbado” para Tóquio, sendo que das nove vagas em aberto, oito estão reservadas para a Europa.

O Park Dome Kumamoto, com capacidade para 10 mil espectador­es, é o cenário do grupo “A”, o Aqua Park Kumamoto (6.400) recebe o grupo “B”, enquanto as partidas da primeira fase dos grupos “C” e “D” serão disputadas no Kumamoto Prefectual Gymnasium (3.400).

Esta é a terceira vez que o continente asiático organiza um Mundial de Andebol, depois da Coreia do Sul tê-lo feito em 1990 e a China em 2009, países que se juntam ao Brasil - organizoue­m2011-,comoosúnic­os nãoeuropeu­sateremopr­ivilégio deacolhero­evento.Oprimeiro campeonato­mundialdah­istória foi disputado em 1959, na então RepúblicaF­ederativad­aJugoslávi­a, comaex-Checoslová­quiaaconqu­istar a medalha de ouro, ao bater na final a Hungria, por 7-1.

 ?? DR ?? “Sete” nacional cubano regressa, no Japão, à mais alta roda do andebol feminino
DR “Sete” nacional cubano regressa, no Japão, à mais alta roda do andebol feminino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola