Jornal de Angola

Zetho Gonçalves vence com o livro “Noite Vertical”

- Mário Cohen

O livro “Noite Vertical”, de Zetho Cunha Gonçalves, é o grande vencedor da I edição do Prémio de Literatura Dstangola-Camões 2019, cuja cerimónia de entrega do troféu realizou-se, segunda-feira, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

Zeth Cunha Gonçalves recebeu como prémio de quinze mil euros. O concurso, lançado no início do ano, é uma iniciativa do Centro Cultural Português e Dstgroup. O evento inseriu-se nas festividad­es do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s, assinalado na segunda-feira.

Visivelmen­te satisfeito por ter regressado a Angola depois de décadas ausente do país, Zeth Cunha Gonçalves afirmou ser o primeiro prémio que conquista ao longo dos 40 anos dedicados à literatura.

“Noite Vertical” chegou ao mercado em Abril de 2017, com a chancela da editora Língua Morta. Organizado em seis secções, “Coração Limite”, “Fragmentos da terra”, “Na pele do mar, os leopardos”, “De prodígios e ancestrais”, “Sobre a mesa da terra” e “Tributo”, o livro tem poesia escritas entre 1976 e 2017.

O secretário da União dos Escritores Angolanos (UEA), David Capelengue­la, louvou a iniciativa do Camões - Centro Cultural Português por escolher a UEA para a realização da cerimónia da primeira edição do prémio.

Zetho Cunha Gonçalves nasceu no Huambo, a 1 de Julho de 1960. Vive em Lisboa e, é poeta, ensaísta, tradutor e autor de literatura infantil e juvenil.

Tem 14 livros de poesia, publicados e traduziu poemas de António Carvajal, Vicente Huidobro, William Carlos Williams, Joan Brossa e Djalal Ud Din Rumi. Editou obras de famosos autores portuguese­s, como Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Natália Correia e Mário Cesariny.

As suas obras estão traduzidas em alemão, chinês, espanhol, hebraico e italiano e colaborou em diversos jornais e revistas de Angola, Brasil, Moçambique, Itália, Macau, Espanha e Portugal.

 ??  ??
 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritor conquista o primeiro prémio após 40 anos de carreira
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor conquista o primeiro prémio após 40 anos de carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola