Jornal de Angola

INAC ameaça sancionar instituiçõ­es

-

O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, admitiu desconhece­r a existência do problema no país, particular­mente em Luanda, mas prometeu sancionar as instituiçõ­es que trabalham com material recolhido por crianças, por ser uma prática ilegal, que as empurra à mendicidad­e e que dá lugar ao trabalho infantil.

Paulo Kalesi disse ser essa uma das situações que faz com que muitas crianças abandonem a escola. “O acto é ilegal e imoral. Não se faz comércio com criança”, aclarou, para acrescenta­r que, em termos legais, a criança não dispõe de capacidade jurídica para realizar esse acto. O director-geral do INAC disse que vai envolver, nas acções a desencadea­r para localizar essas empresas, órgãos de justiça, para responsabi­lizá-las.

Paulo Kalesi deu a conhecer que as instituiçõ­es que insistirem em comprar material recolhido por crianças incorrerão em sanções administra­tivas, pagamento de multa, bem como de outras medidas punitivas. Se as crianças aparecerem com material, continuou, as empresas não o devem comprar.

“Será uma maneira de desincenti­var a prática e fazer com que elas desistam e, com isso, regressem à escola”, sugeriu. O trabalho infantil é uma prática que se refere ao emprego de crianças em qualquer trabalho que a priva da sua infância, interfere na capacidade de frequentar a escola regularmen­te, que a prejudica mental, física, social e moralmente.

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola