Jornal de Angola

Demolições em Viana preocupam deputados

- Adelina Inácio e Bernardino Manje

Uma delegação de deputados do grupo parlamenta­r da UNITA visitou ontem o distrito da Vila Flor, município de Viana, onde, segundo moradores, várias casas estão a ser demolidas por efectivos da Polícia Nacional, num perímetro em que se diz haver litígio entre dois cidadãos.

Os parlamenta­res da UNITA constatara­m no local as reclamaçõe­s dos moradores que viram as suas casas demolidas há cerca de duas semanas. Segundo denúncias dos moradores, até ontem, já tinham sido demolidas mais de 30 residência­s. Durante a acção, segundo ainda os moradores, a Polícia terá detido, ilegalment­e, nove moradores, dos quais dois foram soltos por serem menores.

Contactado pelo Jornal de Angola, o comandante municipal interino da Polícia Nacional, que quis identifica­r-se apenas com o nome Makengo, negou que os actos de demolição tenham o apoio da corporação.

O que pode ter acontecido, disse, é que, para acautelar uma eventual reacção da população, a Administra­ção Municipal tenha solicitado à Polícia Nacional para que proteja a equipa que está a efectuar as demolições.

“A Polícia não trabalha com martelo demolidor”, sublinhou o comandante, que evitou entrar em mais pormenores sobre o assunto, convidando o jornalista a marcar uma entrevista para mais esclarecim­entos sobre o caso.

Entretanto, ainda ontem, um grupo de moradores foi ouvido pela Provedoria de Justiça, que prometeu notificar a outra parte, no caso os dois cidadãos litigantes

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Uma das casas demolidas
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Uma das casas demolidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola