Jor­nais re­ti­ram apoio a Mo­ro

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

De­fen­so­res des­de a pri­mei­ra ho­ra da Ope­ra­ção La­va Ja­to – in­clu­si­ve de mui­tas das su­as ir­re­gu­la­ri­da­des –, os jor­nais “Fo­lha de S. Pau­lo” e “O Es­ta­do” de S. Pau­lo de­ci­di­ram aban­do­nar o ex­juiz Sérgio Mo­ro, em edi­to­ri­ais pu­bli­ca­dos na ter­ça-fei­ra.

Ex-juiz é acu­sa­do de vi­o­lar a le­gis­la­ção bra­si­lei­ra com in­ter­fe­rên­ci­as nas in­ves­ti­ga­ções da ope­ra­ção La­va Ja­to, além de tro­ca de men­sa­gens com pro­cu­ra­do­res do ca­so que cul­mi­nou com a pri­são do an­ti­go Pre­si­den­te Lu­la da Sil­va. Ac­tu­al mi­nis­tro da Jus­ti­ça é cha­ma­do a de­por no Se­na­do, na quar­ta-fei­ra

De­fen­so­res des­de a pri­mei­ra ho­ra da Ope­ra­ção La­va Ja­to – in­clu­si­ve de mui­tas das su­as ir­re­gu­la­ri­da­des –, os jor­nais “Fo­lha de S. Pau­lo” e “O Es­ta­do” de S. Pau­lo de­ci­di­ram aban­do­nar o ex-juiz Sérgio Mo­ro, em edi­to­ri­ais pu­bli­ca­dos ter­ça-fei­ra. As du­as pu­bli­ca­ções cri­ti­cam o ac­tu­al mi­nis­tro da Jus­ti­ça e pe­dem a sua re­nún­cia, após a di­vul­ga­ção das con­ver­sas que mos­tram ac­ções em con­luio de Mo­ro com pro­cu­ra­do­res da La­va Ja­to, em es­pe­ci­al no pro­ces­so que le­vou o exP­re­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va à pri­são e o re­ti­rou da dis­pu­ta das elei­ções pre­si­den­ci­ais do ano pas­sa­do.

“O Es­ta­dão” lem­bra que, por mui­to me­nos, ou­tros mi­nis­tros já fo­ram de­mi­ti­dos. “Se Sérgio Mo­ro con­ti­nu­ar a di­zer que é nor­mal o que evi­den­te­men­te não é, a sua per­ma­nên­cia no Go­ver­no vai se tor­nar in­sus­ten­tá­vel. Fa­ri­am bem o mi­nis­tro e os pro­cu­ra­do­res en­vol­vi­dos nes­se es­cân­da­lo, o pri­mei­ro, se re­nun­ci­as­se e, os ou­tros, se afas­tas­sem da for­ça-ta­re­fa, até que tu­do se elu­ci­das­se”, diz o editorial.

O jor­nal afir­ma ain­da que os efei­tos po­lí­ti­cos da di­vul­ga­ção des­sas con­ver­sas se­rão gra­ves e que as res­pos­tas da­das, tan­to por Mo­ro quan­to pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), for­ta­le­cem a ve­ra­ci­da­de do ma­te­ri­al di­vul­ga­do. As du­as pu­bli­ca­ções cri­ti­cam ain­da a for­ma co­mo a La­va Ja­to li­da com as crí­ti­cas, ao atri­buí-las sem­pre a “al­gu­ma ini­ci­a­ti­va mal-in­ten­ci­o­na­da pa­ra mi­nar a lu­ta con­tra a cor­rup­ção”.

“Tan­to o mi­nis­tro Mo­ro co­mo os pro­cu­ra­do­res da La­va Ja­to não en­xer­gam, na sua re­la­ção bas­tan­te amis­to­sa e às ve­zes co­la­bo­ra­ti­va, al­go que fe­re um dos prin­cí­pi­os mais co­me­zi­nhos do Es­ta­do de Di­rei­to, aque­le que pre­su­me si­me­tria en­tre acu­sa­ção e de­fe­sa no tri­bu­nal”, acres­cen­ta o “Es­ta­dão”.

Já a “Fo­lha” afir­ma que não se sur­pre­en­de com a re­ve­la­ção fei­ta pe­lo “The In­ter­cept Bra­sil” e cha­ma a re­la­ção do ma­gis­tra­do com os pro­cu­ra­do­res de “pro­mís­cua”.

“Com al­gu­ma frequên­cia, foi fla­gra­da tam­bém a pra­ti­car he­te­ro­do­xi­as pro­ces­su­ais e a pa­tro­ci­nar in­vec­ti­vas que ame­a­çam direitos fun­da­men­tais de quem é per­se­gui­do por um bra­ço do Es­ta­do (…) Não é for­çan­do li­mi­tes da lei que se de­be­la a cor­rup­ção. Quan­do o de­vi­do pro­ces­so não é es­tri­ta­men­te se­gui­do, só a de­linquên­cia ven­ce”, afir­ma o jor­nal. Em qua­tro re­por­ta­gens pu­bli­ca­das no do­min­go, o “In­ter­cept” apon­ta di­ver­sas ir­re­gu­la­ri­da­des, co­mo a adop­ção de es­tra­té­gi­as, por par­te dos pro­cu­ra­do­res, pa­ra man­ter o pro­ces­so do ex-Pre­si­den­te Lu­la com eles. Pe­la lei, pro­cu­ra­do­res não po­dem con­du­zir in­ves­ti­ga­ções pa­ra man­ter os pro­ces­sos em su­as mãos pois is­so vi­o­la o prin­cí­pio do pro­mo­tor na­tu­ral.

Vá­ri­os ju­ris­tas e ad­vo­ga­dos exi­gi­ram o afas­ta­men­to ime­di­a­to de Dal­lag­nol e Mo­ro das res­pec­ti­vas fun­ções. Só nes­ta se­gun­da-fei­ra, mais de 320 pro­fis­si­o­nais de Di­rei­to as­si­na­ram um ma­ni­fes­to a con­de­nar o es­cân­da­lo.

DR

DR

“Fo­lha de São Pau­lo” e “O Es­ta­dão” vi­ram as cos­tas a Sérgio Mo­ro (à es­quer­da de Bol­so­na­ro)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.