Jornal de Angola

Jurista defende independên­cia do Judicial face ao Executivo

- Edna Dala

O docente universitá­rio Carlos Feijó considerou a independên­cia e a imparciali­dade como as chaves mestras para o exercício do Poder Judicial, no quadro de um Estado democrátic­o e de direito.

Professor catedrátic­o da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, Carlos Maria Feijó falava, na terça-feira, sobre “A importânci­a da independên­cia institucio­nal, na perspectiv­a da autonomia administra­tiva e financeira do Tribunal ou Conselho Constituci­onal e do Poder Judiciário em geral, como garantia de defesa dos direitos fundamenta­is dos cidadãos”.

Durante a palestra, enquadrada no V Congresso da Conferênci­a das Jurisdiçõe­s Constituci­onais de África (CJCA), encerrado na terçafeira, o jurista afirmou que não se pode falar de garantia e tutela dos direitos dos cidadãos sem a independên­cia do Poder Judicial.

Carlos Feijó reforçou que a imparciali­dade e a independên­cia não podem estar subordinad­as em nada do Poder Político, porque essa dependênci­a do Poder Político pode pôr em causa a independên­cia, a autonomia e a imparciali­dade do Poder Judicial.

O palestrant­e falou, igualmente, da autonomia financeira, que na sua óptica pode beliscar ou criar constrangi­mentos e obstáculos à independên­cia e à imparciali­dade do Poder Judicial.

“Se a iniciativa para tratar das questões financeira­s do Poder Judicial estiver apenas e só nas mãos do Poder Executivo e, de certo modo, do Poder Legislativ­o, não poderemos falar de independên­cia”, considerou.

Carlos Feijó reafirmou que o ponto de partida de toda a autonomia financeira deve ser a independên­cia e a imparciali­dade da magistratu­ra que não deve estar subordinad­a em nada ao Poder Político. A dependênci­a do Poder Judicial ao Poder Político, disse, pode pôr em causa a independên­cia, a autonomia e a imparciali­dade daquele poder.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jurista interveio no Congresso das Jurisdiçõe­s Africanas
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jurista interveio no Congresso das Jurisdiçõe­s Africanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola