Ja­pão apoia des­mi­na­gem

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

A Em­bai­xa­da do Ja­pão em An­go­la apli­cou 200 mil dó­la­res nos úl­ti­mos 12 me­ses no Uíge pa­ra apoi­ar o pro­ces­so de des­mi­na­gem em cin­co localidade­s da pro­vín­cia, no­me­a­da­men­te três áre­as no Dan­ge-Qui­te­xe e uma no Bun­go e em Ma­que­la do Zom­bo.

A in­for­ma­ção foi apre­sen­ta­da ter­ça-fei­ra pe­lo en­car­re­ga­do de ne­gó­ci­os da Em­bai­xa­da do Ja­pão, Toshi­no­ri Matshushi­ro, após a au­di­ên­cia com o go­ver­na­dor Pin­da Si­mão, com quem tra­tou de as­pec­tos li­ga­dos às ac­ções de des­mi­na­gem na pro­vín­cia.

Se­gun­do o di­plo­ma­ta, a ver­ba foi do­a­da à or­ga­ni­za­ção não-go­ver­na­men­tal Aju­da Po­pu­lar da No­ru­e­ga (APN), que no qua­dro do pro­gra­ma “Ac­ção Con­tra Mi­nas”, des­mi­nou 627 mil me­tros qua­dra­dos, equi­va­len­te a 60 hec­ta­res, no Dan­ge-Qui­te­xe, Bun­go e Ma­que­la do Zom­bo.

O Ja­pão, adi­an­tou Toshi­no­ri Matshushi­ro, in­ves­tiu ain­da, na se­de do Uíge, em ou­tros dois pro­jec­tos so­ci­ais li­ga­dos à cons­tru­ção de cen­tros co­mu­ni­tá­ri­os e sis­te­ma de purificaçã­o de água, cu­jo va­lor mo­ne­tá­rio não re­ve­lou.

O di­plo­ma­ta deu ain­da a co­nhe­cer que o Go­ver­no ja­po­nês es­tá dis­po­ní­vel pa­ra, nos pró­xi­mos tem­pos, im­ple­men­tar no­vos pro­jec­tos so­ci­ais no Uíge, com­ple­men­tan­do ou­tras aju­das hu­ma­ni­tá­ri­as que tem pres­ta­do à pro­vín­cia, des­de a épo­ca do con­fli­to ar­ma­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.