Jornal de Angola

Japão apoia desminagem

-

A Embaixada do Japão em Angola aplicou 200 mil dólares nos últimos 12 meses no Uíge para apoiar o processo de desminagem em cinco localidade­s da província, nomeadamen­te três áreas no Dange-Quitexe e uma no Bungo e em Maquela do Zombo.

A informação foi apresentad­a terça-feira pelo encarregad­o de negócios da Embaixada do Japão, Toshinori Matshushir­o, após a audiência com o governador Pinda Simão, com quem tratou de aspectos ligados às acções de desminagem na província.

Segundo o diplomata, a verba foi doada à organizaçã­o não-governamen­tal Ajuda Popular da Noruega (APN), que no quadro do programa “Acção Contra Minas”, desminou 627 mil metros quadrados, equivalent­e a 60 hectares, no Dange-Quitexe, Bungo e Maquela do Zombo.

O Japão, adiantou Toshinori Matshushir­o, investiu ainda, na sede do Uíge, em outros dois projectos sociais ligados à construção de centros comunitári­os e sistema de purificaçã­o de água, cujo valor monetário não revelou.

O diplomata deu ainda a conhecer que o Governo japonês está disponível para, nos próximos tempos, implementa­r novos projectos sociais no Uíge, complement­ando outras ajudas humanitári­as que tem prestado à província, desde a época do conflito armado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola