MPLA ga­ran­te co­ber­tu­ra sem res­tri­ções à im­pren­sa

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O De­par­ta­men­to de In­for­ma­ção e Pro­pa­gan­da (DIP) do Co­mi­té Cen­tral do MPLA es­cla­re­ceu on­tem que não ha­ve­rá res­tri­ções na co­ber­tu­ra jor­na­lís­ti­ca do VII Con­gres­so Ex­tra­or­di­ná­rio do par­ti­do, que se re­a­li­za no pró­xi­mo sá­ba­do.

Nu­ma no­ta di­vul­ga­da on­tem, o DIP do Co­mi­té Cen­tral do MPLA re­a­ge à Rá­dio Ec­clé­sia - Emis­so­ra Ca­tó­li­ca de An­go­la, que, nos seus ser­vi­ços no­ti­ci­o­sos, vi­nha di­vul­gan­do que a co­ber­tu­ra jor­na­lís­ti­ca ao VII Con­gres­so Ex­tra­or­di­ná­rio do MPLA es­ta­rá su­jei­ta a sé­ri­as res­tri­ções, que co­arc­ta­ri­am a li­ber­da­de de in­for­mar e es­tar in­for­ma­do. Se­gun­do o MPLA, is­so “não é ver­da­de”.

“Cer­ca de 400 jor­na­lis­tas de ór­gãos pú­bli­cos, pri­va­dos e es­tran­gei­ros es­tão ins­cri­tos pa­ra a co­ber­tu­ra do con­gres­so, pe­lo que a or­ga­ni­za­ção de­fi­niu, con­jun­ta­men­te com os di­fe­ren­tes mei­os de di­fu­são mas­si­va con­vo­ca­dos, se­gun­da-fei­ra, dia 10 de Ju­nho, pa­ra o efei­to, as re­gras de fa­ci­li­ta­ção da sua ac­ti­vi­da­de”, es­cla­re­ce a no­ta.

No do­cu­men­to, o DIP do Co­mi­té Cen­tral do MPLA re­fe­re que nem to­dos os jor­na­lis­tas ca­bem, em si­mul­tâ­neo, na sa­la das ple­ná­ri­as do Cen­tro de Con­fe­rên­ci­as de Be­las, que com­por­ta­rá dois mil e 591 de­le­ga­dos, pe­lo ris­co de pre­ju­di­car o bom an­da­men­to dos tra­ba­lhos. O MPLA in­for­ma, no en­tan­to, que a or­ga­ni­za­ção do con­gres­so po­rá à dis­po­si­ção um cen­tro de im­pren­sa com 50 lu­ga­res sen­ta­dos, mu­ni­do de um ecrã pa­ra a vi­su­a­li­za­ção e acom­pa­nha­men­to, em cir­cui­to fe­cha­do e em di­rec­to, das ses­sões de aber­tu­ra e de en­cer­ra­men­to, “uma prá­ti­ca universal pa­ra si­tu­a­ções idên­ti­cas”.

A par dis­so, acres­cen­ta, es­ta­rão à dis­po­si­ção das rá­di­os e te­le­vi­sões pú­bli­cas, pri­va­das e estrangeir­as, es­pa­ços que fun­ci­o­na­rão co­mo es­tú­di­os, on­de os di­fe­ren­tes ór­gãos po­de­rão efec­tu­ar as su­as en­tre­vis­tas e uma pá­gi­na de fo­to­gra­fi­as on­li­ne do con­gres­so, no en­de­re­ço www.san­to­sug.co.ao, on­de os pro­fis­si­o­nais se re­gis­ta­rão, pa­ra de­la se be­ne­fi­ci­a­rem.

“À RNA e à TPA ca­be­rá, tec­ni­ca­men­te, ga­ran­tir os si­nais de rá­dio e de te­le­vi­são às ou­tras es­ta­ções, não in­ter­fe­rin­do na qua­li­da­de da sua co­ber­tu­ra, pe­lo que não ha­ve­rá ma­ni­pu­la­ção de es­pé­cie al­gu­ma co­mo, de res­to, se ten­ta in­si­nu­ar atra­vés de co­men­ta­ris­tas par­ci­ais que de­ram voz na emis­so­ra ca­tó­li­ca”, ga­ran­te o MPLA.

O par­ti­do mai­o­ri­tá­rio apro­vei­ta a no­ta pa­ra rei­te­rar que o seu VII Con­gres­so Ex­tra­or­di­ná­rio é um mo­men­to de re­fle­xão e de re­a­fir­ma­ção do seu com­pro­mis­so pa­ra com o po­vo, na bus­ca de so­lu­ções pa­ra ven­cer os de­sa­fi­os do mo­men­to e do fu­tu­ro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.