Le Pen po­de ser jul­ga­da por di­fun­dir fo­tos do “EI”

Jornal de Angola - - MUNDO -

A lí­der da ex­tre­ma di­rei­ta fran­ce­sa, Ma­ri­ne Le Pen, po­de ser jul­ga­da por pu­bli­car no Twit­ter fo­tos das atro­ci­da­des co­me­ti­das pe­lo gru­po re­bel­de Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI), in­for­mou on­tem uma fon­te ju­di­ci­al.

Le Pen com­par­ti­lhou as ima­gens em De­zem­bro de 2015, pou­cas se­ma­nas após os ata­ques co­me­ti­dos pe­lo gru­po jiha­dis­ta em Pa­ris que cau­sa­ram 130 mor­tos.

Um­juiz­deNan­ter­re,pe­ri­fe­ria oes­te de Pa­ris, or­de­nou que a lí­der da Reu­nião Na­ci­o­nal (RN, ex-Fren­teNa­ci­o­nal)se­ja­jul­ga­da pe­la­a­cu­sa­ção­de­vei­cu­lar“men­sa­gens vi­o­len­tas que in­ci­tam o ter­ro­ris­mo, por­no­gra­fia ou de­ni­grem se­ri­a­men­te a dig­ni­da­de hu­ma­na” e que po­de­ri­am ser vis­tas por cri­an­ças.

Es­te cri­me é pu­ní­vel com uma pe­na má­xi­ma de três anos de pri­são e mul­ta de 75 mil eu­ros (85 mil dó­la­res).

No ano pas­sa­do, um juiz de ins­tru­ção so­li­ci­tou que Le Pen fos­se sub­me­ti­da a exa­mes psi­quiá­tri­cos no âm­bi­to des­te ca­so. A ad­vo­ga­da de 50 anos de­nun­ci­ou o ca­so co­mo uma vi­o­la­ção do seu di­rei­to de li­ber­da­de de ex­pres­são.

Uma das fo­tos pos­ta­das por Le Pen mos­tra­va o cor­po do jor­na­lis­ta nor­te-ame­ri­ca­no Ja­mes Fo­ley, de­ca­pi­ta­do pe­lo gru­po ex­tre­mis­ta. Ou­tra ima­gem re­fe­ria-se a ima­gem de um ho­mem tra­ja­do com um uni­for­me la­ran­ja, atro­pe­la­do por um tan­que, e a ter­cei­ra do pi­lo­to jor­da­ni­a­no quei­ma­do vi­vo nu­ma jau­la.

DR

Lí­der da ex­tre­ma-di­rei­ta ar­ris­ca três anos de pri­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.