Jornal de Angola

Le Pen pode ser julgada por difundir fotos do “EI”

-

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, pode ser julgada por publicar no Twitter fotos das atrocidade­s cometidas pelo grupo rebelde Estado Islâmico (EI), informou ontem uma fonte judicial.

Le Pen compartilh­ou as imagens em Dezembro de 2015, poucas semanas após os ataques cometidos pelo grupo jihadista em Paris que causaram 130 mortos.

UmjuizdeNa­nterre,periferia oeste de Paris, ordenou que a líder da Reunião Nacional (RN, ex-FrenteNaci­onal)sejajulgad­a pelaacusaç­ãodeveicul­ar“mensagens violentas que incitam o terrorismo, pornografi­a ou denigrem seriamente a dignidade humana” e que poderiam ser vistas por crianças.

Este crime é punível com uma pena máxima de três anos de prisão e multa de 75 mil euros (85 mil dólares).

No ano passado, um juiz de instrução solicitou que Le Pen fosse submetida a exames psiquiátri­cos no âmbito deste caso. A advogada de 50 anos denunciou o caso como uma violação do seu direito de liberdade de expressão.

Uma das fotos postadas por Le Pen mostrava o corpo do jornalista norte-americano James Foley, decapitado pelo grupo extremista. Outra imagem referia-se a imagem de um homem trajado com um uniforme laranja, atropelado por um tanque, e a terceira do piloto jordaniano queimado vivo numa jaula.

 ?? DR ?? Líder da extrema-direita arrisca três anos de prisão
DR Líder da extrema-direita arrisca três anos de prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola