Ico­lo e Ben­go aco­lheu en­con­tro so­bre cré­di­to

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Um en­con­tro so­bre o Pro­gra­ma de Apoio Diversific­ação das Ex­por­ta­ções e Subs­ti­tui­ções das Im­por­ta­ções (PRODESI) foi re­a­li­za­do on­tem em Ico­lo e Ben­go, com o ob­jec­ti­vo de re­gis­tar e es­cla­re­cer os em­pre­sá­ri­os so­bre o aces­so ao cré­di­to.

Os em­pre­sá­ri­os to­ma­ram co­nhe­ci­men­to das ori­en­ta­ções do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia e Pla­ne­a­men­to so­bre o que po­de ser fei­to pa­ra a ade­rên­cia ao Pro­jec­to de Apoio ao Cré­di­to (PAC). Com 54 em­pre­sá­ri­os pre­sen­tes, foi fei­ta a iden­ti­fi­ca­ção das áre­as on­de ca­da em­pre­sá­rio po­de in­ves­tir, com re­al­ce pa­ra a agro­pe­cuá­ria e pes­ca, co­mér­cio e in­dús­tria, de tal mo­do que pos­sam ga­ran­tir a ven­da e a com­pra de pro­du­tos na­ci­o­nais.

A re­de ban­cá­ria pa­ra apoio ao pro­gra­ma de apoio ao cré­di­to de­ve­rá ape­nas co­brar ju­ros de 7,5 por cen­to pa­ra ca­da cré­di­to, ca­so o em­pre­sá­rio te­nha o fo­co na pro­du­ção de ali­men­tos da ces­ta bá­si­ca.

A técnica do Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia e Pla­ne­a­men­to, El­ze­ma­ra Ma­nu­el, que pro­ce­deu ao re­gis­to e a iden­ti­fi­ca­ção das em­pre­sas, fa­lou so­bre os ins­tru­men­tos fa­ci­li­ta­do­res de aces­so ao cré­di­to, que se­rão im­ple­men­ta­dos na li­nha de cré­di­to PAC.

Lan­ça­do em No­vem­bro de 2018, o Pro­gra­ma de Apoio à Pro­du­ção Na­ci­o­nal Diversific­ação das Ex­por­ta­ções e Subs­ti­tui­ção das Im­por­ta­ções já abran­geu to­das as pro­vín­ci­as do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.