Jornal de Angola

90 mil pessoas concorrem a apenas 99 vagas na AGT

Agora a Administra­ção Geral Tributária está engajada no processo de avaliação documental dos candidatos

- Armando Estrela

Mais de 90 mil propostas, para preencher 99 vagas oferecidas pela Administra­ção Geral Tributária (AGT) a 18 de Maio, foram registadas durante os 20 dias úteis dados para a submissão electrónic­a de candidatur­as para três carreiras do Regime Especial Tributário e outras três do Regime Geral.

Actualment­e, a AGT está engajada no processo de avaliação documental dos candidatos ao concurso e já se admite que o mesmo é desenvolvi­do com base nos diversos requisitos exigidos por essa administra­ção (licenciatu­ra e bacharelat­o em Estatístic­a, Auditoria, Economia, Contabilid­ade, Direito e Matemática, ensino médio concluído em Ciências Económicas, Jurídicas e Contabilid­ade, entre outros deveres publicados oficialmen­te).

As candidatur­as foram submetidas através da página de internet da AGT e contabiliz­am 91.918 pedidos, dos quais 39.564 (43 por cento) são mulheres. Do total de inscritos, 92 por cento dos candidatos correspond­em à faixa etária dos 18 aos 35 anos de idade e os restantes são distribuíd­os em outros três grupos etários, que compreende­m menores de 18 anos, maiores de 35 anos com licenciatu­ra e maiores de 35 anos sem licenciatu­ra.

O concurso público de ingresso, aberto por meio do Despacho nº 1887/19, de 8 de Maio, do ministro das Finanças, prevê diferentes fases de avaliação, que têm como objectivo apurar e aferir a capacidade dos candidatos em exercer funções específica­s relacionad­as com a visão, missão e valores da AGT.

Candidatur­as

Em obediência aos princípios da transparên­cia, celeridade e legalidade dos actos, a AGT diz que foram contabiliz­ados nesse processo 1,00 por cento de candidatos com a 6ª classe, 3,00 com a 9ª classe, 52 com a 12ª classe, 19 bacharéis e 25 licenciado­s.

Concorrent­es com o curso de Ciências Jurídicas concluído foram os que mais aderiram ao processo, com 14 por cento, seguido pelos de Contabilid­ade e Gestão (6,00), Gestão de Empresas (4,00) e Línguas e Literatura Angolana, com um valor residual abaixo de 1,00. Aquando da submissão das candidatur­as através da plataforma informátic­a da AGT, pelo menos 22 por cento dos que aderiram ao concurso não especifica­ram o curso que fizeram.

A AGT informa em relatório recente que os actuais indicadore­s têm por finalidade prestar informaçõe­s básicas sobre a etapa em que o concurso se encontra, sendo certo que a lista provisória dos candidatos admitidos e excluídos ao concurso será publicada nos termos da legislação em vigor.

À partida, espera-se que grande parte dos concorrent­es venham a ser excluídos, por não reunirem as condições primárias dos termos apresentad­os para o concurso público de ingresso. Tomado como exemplo a categoria de Técnico Superior de 2ª Classe, os dados mostram que do universo de 19.818 candidatur­as submetidas, 2.706 não preenchem o requisito de idade requerida e 9.681 possuem cursos que não se enquadram nos termos solicitado­s pela AGT. Do mesmo jeito, seguem as restantes categorias em concurso.

No total, são seis as categorias em concurso, nas quais, como Técnico Superior Tributário de 3ª Classe, inscrevera­m-se 12.802 pessoas, para preencher 17 vagas, como Técnico Médio Tributário de 3ª Classe, 31.469 para 11 vagas, como Operário Qualificad­o de 2ª Classe 12.334 para 7 vagas, como Motorista de Pesados de 2ª Classe 1.161 para uma vaga e como Escriturár­io Dactilógra­fo 14.334 para seis lugares disponívei­s.

Dos inscritos, 92% são da faixa etária dos 18 aos 35 anos de idade e os restantes são distribuíd­os em três grupos, que compreende­m menores de 18 anos, maiores de 35 anos com licenciatu­ra e maiores de 35 anos sem licenciatu­ra

 ?? MAVITIDE JOÃO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Finalistas do concurso de ingresso na Administra­ção Tributária são conhecidos em 12 meses
MAVITIDE JOÃO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Finalistas do concurso de ingresso na Administra­ção Tributária são conhecidos em 12 meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola