90 mil pes­so­as con­cor­rem a ape­nas 99 va­gas na AGT

Ago­ra a Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria es­tá en­ga­ja­da no pro­ces­so de ava­li­a­ção do­cu­men­tal dos can­di­da­tos

Jornal de Angola - - ECONOMIA - Ar­man­do Es­tre­la

Mais de 90 mil pro­pos­tas, pa­ra pre­en­cher 99 va­gas ofe­re­ci­das pe­la Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT) a 18 de Maio, fo­ram re­gis­ta­das du­ran­te os 20 di­as úteis da­dos pa­ra a sub­mis­são elec­tró­ni­ca de can­di­da­tu­ras pa­ra três car­rei­ras do Re­gi­me Es­pe­ci­al Tri­bu­tá­rio e ou­tras três do Re­gi­me Ge­ral.

Ac­tu­al­men­te, a AGT es­tá en­ga­ja­da no pro­ces­so de ava­li­a­ção do­cu­men­tal dos can­di­da­tos ao con­cur­so e já se ad­mi­te que o mes­mo é de­sen­vol­vi­do com ba­se nos di­ver­sos re­qui­si­tos exi­gi­dos por es­sa ad­mi­nis­tra­ção (li­cen­ci­a­tu­ra e ba­cha­re­la­to em Es­ta­tís­ti­ca, Au­di­to­ria, Eco­no­mia, Con­ta­bi­li­da­de, Di­rei­to e Ma­te­má­ti­ca, en­si­no mé­dio con­cluí­do em Ci­ên­ci­as Eco­nó­mi­cas, Ju­rí­di­cas e Con­ta­bi­li­da­de, en­tre ou­tros de­ve­res pu­bli­ca­dos ofi­ci­al­men­te).

As can­di­da­tu­ras fo­ram sub­me­ti­das atra­vés da pá­gi­na de in­ter­net da AGT e con­ta­bi­li­zam 91.918 pe­di­dos, dos quais 39.564 (43 por cen­to) são mu­lhe­res. Do to­tal de ins­cri­tos, 92 por cen­to dos can­di­da­tos cor­res­pon­dem à fai­xa etá­ria dos 18 aos 35 anos de ida­de e os res­tan­tes são dis­tri­buí­dos em ou­tros três gru­pos etá­ri­os, que com­pre­en­dem me­no­res de 18 anos, mai­o­res de 35 anos com li­cen­ci­a­tu­ra e mai­o­res de 35 anos sem li­cen­ci­a­tu­ra.

O con­cur­so pú­bli­co de in­gres­so, aber­to por meio do Des­pa­cho nº 1887/19, de 8 de Maio, do mi­nis­tro das Fi­nan­ças, pre­vê di­fe­ren­tes fa­ses de ava­li­a­ção, que têm co­mo ob­jec­ti­vo apu­rar e afe­rir a ca­pa­ci­da­de dos can­di­da­tos em exer­cer fun­ções es­pe­cí­fi­cas re­la­ci­o­na­das com a vi­são, mis­são e va­lo­res da AGT.

Can­di­da­tu­ras

Em obe­di­ên­cia aos prin­cí­pi­os da trans­pa­rên­cia, ce­le­ri­da­de e le­ga­li­da­de dos actos, a AGT diz que fo­ram con­ta­bi­li­za­dos nes­se pro­ces­so 1,00 por cen­to de can­di­da­tos com a 6ª clas­se, 3,00 com a 9ª clas­se, 52 com a 12ª clas­se, 19 ba­cha­réis e 25 li­cen­ci­a­dos.

Con­cor­ren­tes com o cur­so de Ci­ên­ci­as Ju­rí­di­cas con­cluí­do fo­ram os que mais ade­ri­ram ao pro­ces­so, com 14 por cen­to, se­gui­do pe­los de Con­ta­bi­li­da­de e Ges­tão (6,00), Ges­tão de Em­pre­sas (4,00) e Lín­guas e Literatura An­go­la­na, com um va­lor re­si­du­al abai­xo de 1,00. Aquan­do da sub­mis­são das can­di­da­tu­ras atra­vés da pla­ta­for­ma in­for­má­ti­ca da AGT, pe­lo me­nos 22 por cen­to dos que ade­ri­ram ao con­cur­so não es­pe­ci­fi­ca­ram o cur­so que fi­ze­ram.

A AGT in­for­ma em re­la­tó­rio re­cen­te que os ac­tu­ais in­di­ca­do­res têm por fi­na­li­da­de pres­tar in­for­ma­ções bá­si­cas so­bre a eta­pa em que o con­cur­so se en­con­tra, sen­do cer­to que a lis­ta pro­vi­só­ria dos can­di­da­tos ad­mi­ti­dos e ex­cluí­dos ao con­cur­so se­rá pu­bli­ca­da nos ter­mos da le­gis­la­ção em vi­gor.

À par­ti­da, es­pe­ra-se que gran­de par­te dos con­cor­ren­tes ve­nham a ser ex­cluí­dos, por não reu­ni­rem as con­di­ções pri­má­ri­as dos ter­mos apre­sen­ta­dos pa­ra o con­cur­so pú­bli­co de in­gres­so. To­ma­do co­mo exem­plo a ca­te­go­ria de Téc­ni­co Su­pe­ri­or de 2ª Clas­se, os da­dos mos­tram que do uni­ver­so de 19.818 can­di­da­tu­ras sub­me­ti­das, 2.706 não pre­en­chem o re­qui­si­to de ida­de re­que­ri­da e 9.681 pos­su­em cur­sos que não se en­qua­dram nos ter­mos so­li­ci­ta­dos pe­la AGT. Do mes­mo jei­to, se­guem as res­tan­tes ca­te­go­ri­as em con­cur­so.

No to­tal, são seis as ca­te­go­ri­as em con­cur­so, nas quais, co­mo Téc­ni­co Su­pe­ri­or Tri­bu­tá­rio de 3ª Clas­se, ins­cre­ve­ram-se 12.802 pes­so­as, pa­ra pre­en­cher 17 va­gas, co­mo Téc­ni­co Mé­dio Tri­bu­tá­rio de 3ª Clas­se, 31.469 pa­ra 11 va­gas, co­mo Ope­rá­rio Qu­a­li­fi­ca­do de 2ª Clas­se 12.334 pa­ra 7 va­gas, co­mo Mo­to­ris­ta de Pe­sa­dos de 2ª Clas­se 1.161 pa­ra uma va­ga e co­mo Es­cri­tu­rá­rio Dac­ti­ló­gra­fo 14.334 pa­ra seis lu­ga­res dis­po­ní­veis.

Dos ins­cri­tos, 92% são da fai­xa etá­ria dos 18 aos 35 anos de ida­de e os res­tan­tes são dis­tri­buí­dos em três gru­pos, que com­pre­en­dem me­no­res de 18 anos, mai­o­res de 35 anos com li­cen­ci­a­tu­ra e mai­o­res de 35 anos sem li­cen­ci­a­tu­ra

MAVITIDE JOÃO MULAZA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Fi­na­lis­tas do con­cur­so de in­gres­so na Ad­mi­nis­tra­ção Tri­bu­tá­ria são co­nhe­ci­dos em 12 me­ses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.