Tensão en­tre EUA e Chi­na im­pul­si­o­na a in­te­gra­ção

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A eco­no­mis­ta-che­fe do Ban­co Afri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BAD), Ha­nan Morsy, dis­se on­tem que a tensão co­mer­ci­al en­tre os Es­ta­dos Uni­dos e a Chi­na for­ta­le­ce a ne­ces­si­da­de de os paí­ses afri­ca­nos avan­ça­rem pa­ra uma mai­or in­te­gra­ção re­gi­o­nal.

“O con­tex­to glo­bal de aver­são ao mul­ti­la­te­ra­lis­mo e até uma re­ver­são des­se mo­de­lo, for­ta­le­ce a ne­ces­si­da­de de o con­ti­nen­te afri­ca­no re­for­çar a in­te­gra­ção re­gi­o­nal, pa­ra con­tra­ri­ar o im­pac­to glo­bal des­sas ten­dên­ci­as”, dis­se Ha­nan Morsy, no âm­bi­to dos en­con­tros anu­ais do Ban­co Afri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BAD), que de­cor­rem, até sex­ta­fei­ra, em Ma­la­bo, a ca­pi­tal da Gui­né Equa­to­ri­al.

“O que vi­mos nes­te e no úl­ti­mo ano foi his­tó­ri­co, em ter­mos de es­for­ço de in­te­gra­ção re­gi­o­nal em Áfri­ca”, dis­se a eco­no­mis­ta, lem­bran­do que o fac­to de o acor­do de li­vre co­mér­cio em Áfri­ca ter si­do lan­ça­do no úl­ti­mo ano e já ter che­ga­do a 22 ra­ti­fi­ca­ções, “é um pro­gres­so enor­me, um mo­men­to his­tó­ri­co em ter­mos do em­pe­nho no ca­mi­nho pa­ra mais in­te­gra­ção”.

Han­nah Morsy vin­cou que, pa­ra a Áfri­ca Aus­tral, o cres­ci­men­to pre­vis­to de 1,2 por cen­to pa­ra 2019 é mo­des­to, de­vi­do aos efei­tos do abran­da­men­to eco­nó­mi­co na Áfri­ca do Sul, que tem im­pac­to em ou­tros paí­ses. “Num ce­ná­rio am­bi­ci­o­so, a Áfri­ca Aus­tral de­ve ter um au­men­to de 3,00 por cen­to em ter­mos de ren­di­men­to com a im­ple­men­ta­ção do tra­ta­do, o que com­pa­ra com cer­ca de 7,00 por cen­to pa­ra a Áfri­ca Cen­tral, da­do o fac­to de mui­tos des­tes paí­ses se­rem iso­la­dos do mar”, ex­pli­cou a eco­no­mis­ta.

“Nem to­dos be­ne­fi­ci­am na mes­ma me­di­da, mas to­dos os paí­ses afri­ca­nos es­ta­rão bem me­lhor do que sem in­te­gra­ção re­gi­o­nal”, acres­cen­tou a egíp­cia que o BAD con­tra­tou, no ano pas­sa­do, ao Ban­co Eu­ro­peu de Re­cons­tru­ção e De­sen­vol­vi­men­to, em Lon­dres, on­de es­ta­va des­de 2012 e que on­tem lan­çou, ofi­ci­al­men­te, o re­la­tó­rio com as Pers­pec­ti­vas Eco­nó­mi­cas Afri­ca­nas.

Ha­nan Morsy dis­se ain­da que não tem ha­vi­do um fo­co su­fi­ci­en­te­men­te for­te na cri­a­ção de pos­tos de tra­ba­lho e ex­pli­cou que o con­ti­nen­te

DR

A egíp­cia Han­nah Morsy que o BAD con­tra­tou no ano pas­sa­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.