Jornal de Angola

Camponeses em Nharêa apostam na alfabetiza­ção

- José Chaves | Nharêa

Pelo menos 640 camponeses do município de Nharêa, na província do Bié, começam, ainda este mês, a ser alfabetiza­dos, no âmbito de um programa promovido pelo Mosap II (projecto de agricultur­a familiar voltado para o mercado), que visa aperfeiçoa­r as formas de intervençã­o dos agricultor­es nas escolas de campo, segundo o director da Estação de Desenvolvi­mento Agrário (EDA).

Adolfo Sequalali assegurou que os níveis de aproveitam­ento nas salas de aula se têm revelado satisfatór­ios e alargam as perspectiv­as de desenvolvi­mento no ciclo de vida dos camponeses da região. O responsáve­l da Estação de Desenvolvi­mento Agrário defende o reforço do programa de alfabetiza­ção, uma vez que muitas famílias camponesas manifestam a vontade de frequentar novas fases de aprendizag­em.

Adolfo Sequalali acrescento­u que as aulas decorrem das seis às sete horas e que foram criadas 16 escolas de campo. O município de Nharêa possui 103 associaçõe­s de camponeses.

As escolas de campo são um novo conceito de transmissã­o de conhecimen­tos dos técnicos agrários aos camponeses associados, para melhorar o sistema de produção agrícola e as suas condições de vida.

 ?? DR ?? Aumenta o número de idosos interessad­os em aprender a ler
DR Aumenta o número de idosos interessad­os em aprender a ler

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola