Cam­po­ne­ses em Nha­rêa apos­tam na al­fa­be­ti­za­ção

Jornal de Angola - - REGIÕES - Jo­sé Cha­ves | Nha­rêa

Pe­lo me­nos 640 cam­po­ne­ses do mu­ni­cí­pio de Nha­rêa, na pro­vín­cia do Bié, co­me­çam, ain­da es­te mês, a ser al­fa­be­ti­za­dos, no âm­bi­to de um pro­gra­ma pro­mo­vi­do pe­lo Mo­sap II (pro­jec­to de agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar vol­ta­do pa­ra o mer­ca­do), que vi­sa aper­fei­ço­ar as for­mas de in­ter­ven­ção dos agri­cul­to­res nas es­co­las de cam­po, se­gun­do o di­rec­tor da Es­ta­ção de De­sen­vol­vi­men­to Agrá­rio (EDA).

Adol­fo Se­qua­la­li as­se­gu­rou que os ní­veis de apro­vei­ta­men­to nas sa­las de au­la se têm re­ve­la­do sa­tis­fa­tó­ri­os e alar­gam as pers­pec­ti­vas de de­sen­vol­vi­men­to no ci­clo de vi­da dos cam­po­ne­ses da re­gião. O res­pon­sá­vel da Es­ta­ção de De­sen­vol­vi­men­to Agrá­rio de­fen­de o re­for­ço do pro­gra­ma de al­fa­be­ti­za­ção, uma vez que mui­tas fa­mí­li­as cam­po­ne­sas ma­ni­fes­tam a von­ta­de de fre­quen­tar no­vas fa­ses de apren­di­za­gem.

Adol­fo Se­qua­la­li acres­cen­tou que as au­las de­cor­rem das seis às se­te ho­ras e que fo­ram cri­a­das 16 es­co­las de cam­po. O mu­ni­cí­pio de Nha­rêa pos­sui 103 as­so­ci­a­ções de cam­po­ne­ses.

As es­co­las de cam­po são um no­vo con­cei­to de trans­mis­são de co­nhe­ci­men­tos dos téc­ni­cos agrá­ri­os aos cam­po­ne­ses as­so­ci­a­dos, pa­ra me­lho­rar o sis­te­ma de pro­du­ção agrí­co­la e as su­as con­di­ções de vi­da.

DR

Au­men­ta o nú­me­ro de ido­sos in­te­res­sa­dos em apren­der a ler

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.