Po­lí­ci­as de­sor­dei­ros vão ser ex­pul­sos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - An­dré da Cos­ta

O co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal dis­se, on­tem em Lu­an­da, que os efec­ti­vos da cor­po­ra­ção que co­me­tem “ac­ções re­pro­vá­veis so­ci­al­men­te”, man­chan­do a ima­gem da Po­lí­cia vão ser ex­pul­sos e en­ca­mi­nha­dos pa­ra os ór­gãos de Jus­ti­ça, pa­ra se­rem res­pon­sa­bi­li­za­dos cri­mi­nal­men­te.

O comissário-ge­ral Pau­lo de Al­mei­da fez es­tas con­si­de­ra­ções du­ran­te o ac­to que mar­cou o 23º Ani­ver­sá­rio da Po­lí­cia Fis­cal, que de­cor­reu na Uni­da­de Fis­cal Ma­rí­ti­ma, na Ilha de Lu­an­da.

Pau­lo de Al­mei­da fez men­ção aos dois úl­ti­mos ca­sos que cho­ca­ram a so­ci­e­da­de, con­cre­ta­men­te o da cri­an­ça de no­ve anos, que foi bru­tal­men­te agre­di­da por uma ins­pec­to­ra-che­fe da cor­po­ra­ção, e o do agen­te que dis­pa­rou con­tra à es­po­sa, por re­cu­sar en­go­mar uma ca­mi­sa. Afir­mou que, em­bo­ra os ca­sos te­nham ocor­ri­do fo­ra do âm­bi­to pro­fis­si­o­nal, cons­ti­tui uma ati­tu­de re­pro­vá­vel, uma vez que “nós ju­ra­mos ser o exem­plo da or­dem, do res­pei­to à Lei, e dos direitos hu­ma­nos, pe­lo que não po­de um agen­te da au­to­ri­da­de ser au­tor de ac­ções bár­ba­ras con­tra o pró­xi­mo”.

Pau­lo de Al­mei­da re­cor­dou que a dis­ci­pli­na e a éti­ca pro­fis­si­o­nal, o brio, a fir­me­za na ac­tu­a­ção e o res­pei­to ao ci­da­dão, de­vem cons­ti­tuir ati­tu­des de pos­tu­ra do agen­te da Po­lí­cia Na­ci­o­nal.

O co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal mos­trou­se pre­o­cu­pa­do com al­gu­mas anor­ma­li­da­des ve­ri­fi­ca­das nas fron­tei­ras do país, “do pon­to de vis­ta fun­ci­o­nal, or­ga­ni­za­ti­vo e de se­gu­ran­ça”.

A es­te res­pei­to, acres­cen­tou que a Po­lí­cia, em co­la­bo­ra­ção com a Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria, e o Ser­vi­ço de Mi­gra­ção e Es­tran­gei­ros, e de­mais ser­vi­ços, es­tão a tra­ba­lhar pa­ra re­ver­ter a si­tu­a­ção.

AGOS­TI­NHO NARCISO | EDIÇOES NO­VEM­BRO

Pau­lo de Al­mei­da in­ter­veio no 23ºa­ni­ver­sá­rio da Po­lí­cia Fis­cal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.