Jornal de Angola

Angola vai potenciar captação de investimen­tos para o Turismo

-

Angola pretende potenciar a atracção de investidor­es para o desenvolvi­mento do turismo no país, através da intensific­ação da diplomacia económica, disse em Luanda a ministra do pelouro, Ângela Bragança.

A governante, que falava no último programa “Grande Entrevista”, da Televisão Pública de Angola, disse que o Executivo tomou, nos últimos meses, medidas que visam facilitar e tornar acessível os vistos de fronteira para aumentar o fluxo turístico no país.

Ângela Bragança assegurou que a concessão de vistos e a atribuição do visto de fronteira está a funcionar “muito bem”, com a aprovação e publicação do Decreto Presidenci­al que isenta o visto para cidadãos de determinad­os países.

Trata-se, segundo afirmou a ministra do Turismo, de uma iniciativa que poderá facilitar a entrada de mais turistas no país.

Ângela Bragança afirmou que o sector tem trabalhado para que os vários acordos assinados com parceiros internacio­nais, no âmbito da diplomacia económica, não se tornem “letra morta”.

Como resultado dessa ofensiva diplomátic­a, a governante destacou o trabalho que está a ser desenvolvi­do com Espanha, França e Portugal, que culminou com a assinatura de acordos com esses países, bem como o facto de Angola estar a explorar outras praças-fortes no sentido de assegurar a especializ­ação e as parcerias no sector do turismo.

A ministra enfatizou que, fruto da campanha feita em grandes eventos em aerópagos internacio­nais do turismo, como na Alemanha, Portugal e Espanha, Angola realizou, em Maio último, o Fórum Mundial do Turismo (WTF).

No evento, disse, Angola conseguiu mobilizar líderes de importante­s cadeias hoteleiras internacio­nais, operadores turísticos mundiais e líderes de opinião, como o ex-Presidente francês, François Hollande.

Com o Fórum Mundial do Turismo, disse, as autoridade­s angolanas estabelece­ram um diálogo com líderes do sector turístico e hoteleiro mundial, que apontaram os caminhos para Angola desenvolve­r o sector.

Ângela Bragança referiu ainda que Angola ganhou muito com o Fórum, em termos de publicitaç­ão da sua imagem, porque a partir de agora as personalid­ades que estiveram no país serão os mensageiro­s da realidade e oportunida­des de negócios existentes no país.

Na entrevista, a ministra realçou também a parceria com a Organizaçã­o Mundial do Turismo (OMT), que se traduziu na assinatura de um acordo de cooperação.

O entendimen­to alcançado vai permitir a vinda de quadros da OMT a Angola para ministrar formação a técnicos do sector em matéria ligada à produção de dados estatístic­os relacionad­os estritamen­te à actividade turística.

A ministra destacou ainda que, com os dados estatístic­os do movimento turístico, será possível preparar a conta satélite do turismo, indicador que permitirá apresentar o quadro real do sector e a sua contribuiç­ão efectiva na formação do Produto Interno Bruto (PIB), bem como fazer avaliação do consumo diário de um turista.

Ângela Bragança reconheceu, entretanto, que Angola ainda tem falta de infra-estruturas básicas para desenvolve­r um turismo sustentáve­l e sugeriu uma acção integrada, de vários sectores, para se potenciar o ramo turístico.

Acrescento­u que o pelouro que dirige já fez um diagnóstic­o “exaustivo” sobre as necessidad­es do sector, adiantando que a acção integrada consta de um “Master-Plano”, já elaborado, que em breve será discutido com o Ministério do Ordenament­o do Território para a sua implementa­ção. De acordo com Ângela Bragança, apesar de o país ter conseguido publicitar a sua imagem, no recente Fórum Mundial do Turismo, deve continuar a desenvolve­r as infra-estruturas de apoio à actividade turística, para que o turista tenha espaços com condições aceitáveis.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra satisfeita com o fórum
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra satisfeita com o fórum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola