“Gra­ti­dão” de Si­ne­di­ma re­ve­la­da no Mau­so­léu

Jornal de Angola - - CULTURA - Anal­ti­no San­tos

O mú­si­co Ga­ri Si­ne­di­ma vai ser o des­ta­que de um con­cer­to, que acon­te­ce ho­je, no Memorial An­tó­nio Agos­ti­nho Ne­to (MAAN), em Lu­an­da, no âm­bi­to da sua pro­gra­ma­ção ofi­ci­al de es­pec­tá­cu­los.

Con­si­de­ra­do um dos mú­si­cos a des­pon­ta­rem no mer­ca­do da no­va ge­ra­ção, Ga­ri Si­ne­di­ma, que tem in­fluên­ci­as de ar­tis­tas co­mo An­dré Min­gas e Fi­li­pe Mu­ken­ga, vai apro­vei­tar o con­cer­to pa­ra apre­sen­tar te­mas do seu EP “Gra­ti­dão”.

Du­ran­te o es­pec­tá­cu­lo, o mú­si­co vai ser acom­pa­nha­do de uma ban­da, com­pos­ta por Ti­no (bai­xo), Jor­ge (te­cla­dos), Nil­ton (ba­te­ria), Car­los Praia (gui­tar­ra so­lo) e Inês (co­ro), que par­ti­ci­pa­ram na gra­va­ção do seu EP.

As­sim, os te­mas do CD “Gra­ti­dão” vão mar­car o re­por­tó­rio da noi­te, num ali­nha­men­to em que se po­de en­con­trar mú­si­cas co­mo “Cho­rar porquê”, “Oi Oli­pen”, “Afro­go­o­ve” e “Vo­a­gem”. Os clás­si­cos na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais, in­ter­pre­ta­dos pe­lo can­tor, cons­tam tam­bém do guião, em que so­bres­sa­em ain­da “Van­da Ku­pa­la”,“Dá­me a mão” e “Afri­can Na­mes”, que não cons­tam do EP, mas ao lon­go des­tes úl­ti­mos anos ser­vi­ram pa­ra con­so­li­dar a car­rei­ra do ar­tis­ta.

Ga­ri Si­ne­di­ma per­ten­ce a um gru­po de jo­vens ar­tis­tas que co­me­çou a ter vi­si­bi­li­da­de a fa­zer voz e vi­o­lão em ba­res e ou­tros es­pa­ços. A ex­pe­ri­ên­cia le­vou-o a par­ti­ci­par em con­cur­sos, co­mo o Fes­ti­val da Can­ção de Lu­an­da e Es­tre­las ao Pal­co, que apro­xi­ma­ram­no de ins­tru­men­tis­tas e pro­du­to­res an­go­la­nos, co­mo Má­rio Gar­na­cho, Sim­mons Man­ci­ni e Dodó Mi­ran­da, que fo­ram es­sen­ci­ais na sua tra­jec­tó­ria.

Uma no­ta de im­pren­sa do MAAN evi­den­cia o fac­to de o mú­si­co se ter des­ta­ca­do a in­ter­pre­tar os clás­si­cos da mú­si­ca po­pu­lar an­go­la­na e te­mas gos­pel, soul-mu­sic e ver­ten­tes de Jazz, em es­pa­ços in­ti­mis­tas.

A or­ga­ni­za­ção des­ta­ca ain­da o fac­to de o ar­tis­ta ter par­ti­lha­do o pal­co com mú­si­cos co­mo Fi­li­pe Mu­ken­ga, Pa­trí­cia Fa­ria, Ki­zua Gour­gel, Ali­ne Fra­zão, Sel­da, Boy G Men­des, Iri­na Vas­con­ce­los e San­dra Cor­dei­ro.

Ao lon­go da car­rei­ra, a apos­ta nes­te cir­cui­to de mú­si­ca com in­fluên­ci­as do Jazz e ou­tras ten­dên­ci­as, em que a fu­são rít­mi­ca e o eclec­tis­mo é do­mi­nan­te, dis­tan­ci­an­do-se das ver­ten­tes mais me­diá­ti­cas, não foi de­ter­mi­nan­te pa­ra a sua mai­or ex­po­si­ção po­pu­lar, que acon­te­ceu quan­do fez uma in­cur­são ao afro-hou­se.

AL­FRE­DO CHIVIA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO | HUÍ­LA

Can­tor apre­sen­ta os me­lho­res te­mas do seu no­vo dis­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.