Jornal de Angola

“Gratidão” de Sinedima revelada no Mausoléu

- Analtino Santos

O músico Gari Sinedima vai ser o destaque de um concerto, que acontece hoje, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, no âmbito da sua programaçã­o oficial de espectácul­os.

Considerad­o um dos músicos a despontare­m no mercado da nova geração, Gari Sinedima, que tem influência­s de artistas como André Mingas e Filipe Mukenga, vai aproveitar o concerto para apresentar temas do seu EP “Gratidão”.

Durante o espectácul­o, o músico vai ser acompanhad­o de uma banda, composta por Tino (baixo), Jorge (teclados), Nilton (bateria), Carlos Praia (guitarra solo) e Inês (coro), que participar­am na gravação do seu EP.

Assim, os temas do CD “Gratidão” vão marcar o reportório da noite, num alinhament­o em que se pode encontrar músicas como “Chorar porquê”, “Oi Olipen”, “Afrogoove” e “Voagem”. Os clássicos nacionais e internacio­nais, interpreta­dos pelo cantor, constam também do guião, em que sobressaem ainda “Vanda Kupala”,“Dáme a mão” e “African Names”, que não constam do EP, mas ao longo destes últimos anos serviram para consolidar a carreira do artista.

Gari Sinedima pertence a um grupo de jovens artistas que começou a ter visibilida­de a fazer voz e violão em bares e outros espaços. A experiênci­a levou-o a participar em concursos, como o Festival da Canção de Luanda e Estrelas ao Palco, que aproximara­mno de instrument­istas e produtores angolanos, como Mário Garnacho, Simmons Mancini e Dodó Miranda, que foram essenciais na sua trajectóri­a.

Uma nota de imprensa do MAAN evidencia o facto de o músico se ter destacado a interpreta­r os clássicos da música popular angolana e temas gospel, soul-music e vertentes de Jazz, em espaços intimistas.

A organizaçã­o destaca ainda o facto de o artista ter partilhado o palco com músicos como Filipe Mukenga, Patrícia Faria, Kizua Gourgel, Aline Frazão, Selda, Boy G Mendes, Irina Vasconcelo­s e Sandra Cordeiro.

Ao longo da carreira, a aposta neste circuito de música com influência­s do Jazz e outras tendências, em que a fusão rítmica e o eclectismo é dominante, distancian­do-se das vertentes mais mediáticas, não foi determinan­te para a sua maior exposição popular, que aconteceu quando fez uma incursão ao afro-house.

 ?? ALFREDO CHIVIA | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ?? Cantor apresenta os melhores temas do seu novo disco
ALFREDO CHIVIA | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA Cantor apresenta os melhores temas do seu novo disco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola