Mo­to­res vol­tam a ron­car no cir­cui­to de Ma­lan­je

Or­ga­ni­za­ção tra­ba­lha na me­lho­ria das con­di­ções téc­ni­cas pa­ra um des­pi­que sem in­ci­den­tes en­tre as má­qui­nas

Jornal de Angola - - CULTURA - Armindo Pe­rei­ra An­tó­nio Fer­rei­ra

A pro­vín­cia de Ma­lan­je vol­ta a re­ce­ber uma pro­va de au­to­mo­bi­lis­mo e mo­to­ci­clis­mo, mais de qua­tro dé­ca­das de­pois, de­no­mi­na­da “Gran­de Pré­mio AHRA”, no cir­cui­to ci­ta­di­no, pon­tuá­vel pa­ra a se­gun­da jor­na­da do Cam­pe­o­na­to An­go­la­no de Ve­lo­ci­da­de (CAV), nos di­as 29 e 30 do cor­ren­te.

De­pois das du­as pri­mei­ras pro­vas a ní­vel do Cam­pe­o­na­to An­go­la­no de Ra­li Raid (CARR), em 2018 e es­te ano, a Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Des­por­tos Mo­to­ri­za­dos (FADM), em par­ce­ria com a As­so­ci­a­ção dos Ho­téis e Re­sorts de An­go­la (AHRA), vol­ta a le­var o ron­car dos mo­to­res à ter­ra da Pa­lan­ca Ne­gra Gi­gan­te.

O fac­to de a pro­vín­cia não aco­lher uma pro­va de ve­lo­ci­da­de des­de o pe­río­do que an­te­ce­deu a pro­cla­ma­ção da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal, au­men­ta a ex­pec­ta­ti­va no seio dos afic­ci­o­na­dos da mo­da­li­da­de, com mai­or re­al­ce pa­ra os pi­lo­tos, com al­gu­ma an­si­e­da­de pa­ra sen­tir adre­na­li­na num cir­cui­to des­co­nhe­ci­do.

Na se­ma­na pas­sa­da, o se­cre­tá­rio-ge­ral da FADM, Za­za Ro­dri­gues, es­te­ve no lo­cal pa­ra tra­tar de ques­tões de or­dem técnica, de­pois de man­ter con­tac­to com as au­to­ri­da­des lo­cais. Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, o di­ri­gen­te con­fir­mou o fac­to e ga­ran­tiu que o go­ver­no lo­cal es­tá em­pe­nha­do em as­se­gu­rar o êxi­to da pro­va.

“A mi­nha pre­sen­ça e do vi­ce-pre­si­den­te da FADM em Ma­lan­je foi pa­ra tra­tar de as­sun­tos téc­ni­cos e ad­mi­nis­tra­ti­vos. Ti­ve­mos en­con­tros com o vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra in­fra-es­tru­tu­ras, Gas­par Pon­tes, e o di­rec­tor dos Des­por­tos, Fer­nan­des Cris­tó­vão. Cri­a­mos as co­mis­sões de tra­ba­lho, uma vez que a pro­vín­cia não dis­põe de uma as­so­ci­a­ção”, avan­çou Za­za Ro­dri­gues.

De acor­do com o se­cre­tá­rio-ge­ral da FADM, as par­tes mais crí­ti­cas do tra­ça­do já fo­ram iden­ti­fi­ca­das e vão me­re­cer in­ter­ven­ção nos pró­xi­mos di­as. A re­a­li­za­ção des­ta pro­va do CAV em Ma­lan­je, ain­da de acor­do com aque­le di­ri­gen­te, tem des­per­ta­do o in­te­res­se de al­guns pi­lo­tos que há al­gum tem­po não par­ti­ci­pam das com­pe­ti­ções do ca­len­dá­rio.

Em mo­to­ci­clis­mo es­tão con­fir­ma­das as pre­sen­ças dos Te­ams Cu­an­za-Sul (2 pi­lo­tos), Ru­fi­no & Fi­lhos (2), Hu­am­bo (3), Ar­man­do (2) e OP com o nú­me­ro de cor­re­do­res ain­da por de­fi­nir.

Nos car­ros o nú­me­ro de ins­cri­ções au­men­tou con­si­de­ra­vel­men­te nas úl­ti­mas ho­ras: Zé Cos­ta. Ri­qui­to, Rui Fer­rei­ra, Luís Gon­çal­ves, Mou­ra Fer­nan­des, Jor­ge Pi­res “Py”, Ra­mi­ro Bar­rei­ra, Bru­no Mar­tins, Ma­nu­el Es­te­ves, Jan­son San­tos, Edwin San­tos, Jo­sé Ro­xo e Car­los Fer­rei­ra con­fir­ma­ram pre­sen­ça.

A or­ga­ni­za­ção aguar­da a to­do ins­tan­te pe­las con­fir­ma­ções de Luís Fer­nan­des, Ar­man­do Guedes, Nu­no An­dré, o ve­te­ra­no Li­li Guedes e Mi­guel Pu­la. In­for­ma­ções pos­tas a cir­cu­lar nas re­des so­ci­ais dão con­ta da pre­ten­são de fa­zer-se dis­pu­tar em pa­ra­le­lo uma cor­ri­da de mo­to­ci­clis­mo da ca­te­go­ria dos 125 cen­tí­me­tros cú­bi­cos, vul­go Ku­pa­pa­tas, com ca­rác­ter lú­di­co.

De igual mo­do, é es­pe­ra­da a pre­sen­ça dos dis­tin­tos gru­pos e clu­bes de “Mo­tards” da ca­pi­tal Ami­gos da Pi­ca­da, Pa­lan­cas do As­fal­to en­tre ou­tros. Es­tes “des­bra­va­do­res” des­ta­cam-se pe­la im­po­nên­cia das su­as má­qui­nas e or­ga­ni­za­ção. Di­fi­cil­men­te pas­sam des­per­ce­bi­dos on­de há con­cen­tra­ção de pes­so­as, pe­lo co­lo­ri­do que em­pres­tam.

A se­gun­da pro­va do ca­len­dá­rio de 2019 do CAV es­te­ve ini­ci­al­men­te agen­da­da pa­ra Benguela, mas foi can­ce­la­da por di­fi­cul­da­de fi­nan­cei­ra e fal­ta de pa­tro­cí­ni­os,se­gun­do a di­rec­ção do ór­gão rei­tor.

Nos úl­ti­mos dez anos, As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Mo­to­cross de Lu­an­da (APML) foi a que mais ve­zes le­vou o ron­car dos mo­to­res pa­ra aque­las pa­ra­gens, com a re­a­li­za­ção de vá­ri­as pro­vas de for­ma in­ter­ca­la­da. As cha­ma­das

A mi­nha pre­sen­ça e do vi­ce-pre­si­den­te da FADM em Ma­lan­je foi pa­ra tra­tar de as­sun­tos téc­ni­cos e ad­mi­nis­tra­ti­vos. Ti­ve­mos en­con­tros com o vi­ce­go­ver­na­dor pa­ra in­fra-es­tru­tu­ras

DOMBELE BER­NAR­DO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

De­pois de Na­mi­be pi­lo­tos e res­pec­ti­vas equi­pas téc­ni­cas par­tem pa­ra a ci­da­de de Ma­lan­je

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.