Ébo­la po­de ser de­cla­ra­da emer­gên­cia de saú­de glo­bal

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O di­rec­tor-ge­ral da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) con­vo­cou pa­ra ama­nhã uma reu­nião de ur­gên­cia pa­ra de­ci­dir se de­cla­ra a epi­de­mia do ví­rus do ébo­la na RDC co­mo uma emer­gên­cia de saú­de glo­bal.

Atra­vés da con­ta ofi­ci­al na re­de Twit­ter, Te­dros Adha­nom Ghe­breye­sus anun­ci­ou que a reu­nião te­rá lu­gar na se­de da OMS, em Ge­ne­bra, na Suí­ça.

É a ter­cei­ra vez que a co­mis­são de emer­gên­cia da OMS se reú­ne des­de que foi de­cla­ra­da a epi­de­mia do ví­rus do ébo­la na RDC que, des­de Agos­to, já pro­vo­cou 1.396 ví­ti­mas mor­tais no país.

O anún­cio da OMS acon­te­ce de­pois da mor­te de três pes­so­as no Ugan­da, pro­vo­ca­da pe­lo ébo­la fo­ra da RDC.

O pri­mei­ro ca­so foi de uma cri­an­ça de 5 anos iden­ti­fi­ca­da na fron­tei­ra com a RDC.

Des­de o iní­cio da epi­de­mia, de­cla­ra­da em Agos­to de 2018 na RDC, os nú­me­ros do Mi­nis­té­rio da Saú­de con­go­lês apon­tam pa­ra 2.062 in­fec­ta­dos, dos quais 1.968 con­fir­ma­dos em la­bo­ra­tó­rio, 94 ca­sos pro­vá­veis, en­quan­to 569 pes­so­as já fo­ram cu­ra­das.

De acor­do com o Mi­nis­té­rio da Saú­de da RDC, há 280 ca­sos sus­pei­tos sob in­ves­ti­ga­ção e seis no­vos con­fir­ma­dos em vá­ri­as localidade­s da pro­vín­cia de Ki­vu Nor­te e Itu­ri, três em Ma­ba­la­ko, um em Be­ni, um em Mu­si­e­ne­ne e ou­tro em Man­di­ma.

Em Abril, um co­mi­té de es­pe­ci­a­lis­tas da or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de con­si­de­rou que o surto na RDC, ain­da que se­ja “pro­fun­da­men­te pre­o­cu­pan­te”, não cons­ti­tui uma emer­gên­cia mun­di­al.

A trans­mis­são in­ter­na­ci­o­nal de uma do­en­ça é um dos fac­to­res prin­ci­pais pa­ra que a OMS de­cla­re que um ví­rus cons­ti­tua um es­ta­do de emer­gên­cia mun­di­al.

Além dis­so, 113 pro­fis­si­o­nais de saú­de fo­ram in­fec­ta­dos com o ví­rus do ébo­la, dos quais 37 mor­re­ram, de acor­do com o Mi­nis­té­rio da Saú­de.

A RDC já foi atin­gi­da no­ve ve­zes pe­lo ébo­la, de­pois da pri­mei­ra ma­ni­fes­ta­ção do ví­rus no país, em 1976.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.