Jornal de Angola

Angola na Exposição Económica China-África

Missão partiu de Luanda para participar na 1ª Exposição Comercial China-África

- Natacha Roberto

Angola participa na 1ª Exposição Económica e Comercial China-África, que começa amanhã, na cidade chinesa de Changsha, com uma delegação de mais de 100 membros. Chefiada pelo ministrodo Comércio, Joffre Van-Dúnem, a comitiva integra representa­ntes dos sectores mineral, turismo, indústria e agricultur­a.

A delegação angolana que participa de quarta-feira a sábado na 1ª Exposição Económica e Comercial ChinaÁfric­a, na cidade chinesa de Changsha, partiu sábado de Luanda, de acordo com informaçõe­s obtidas pelo Jornal de Angola que indicam que a missão é liderada pelo ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior.

O coordenado­r executivo da Câmara de Comércio Angola-China, Adulai Baldé, disse que Angola vai-se fazer representa­r num pavilhão onde o sector da agricultur­a tem maior destaque, por ter maior número de expositore­s. A delegação tem 103 integrante­s que representa­m a produção nacional em domínios como os recursos minerais, turismo, indústria, serviços e infra-estruturas.

“Temos um pavilhão onde vamos expor todos os nossos produtos”, declarou Adulai Baldé, apontando que a Refriango vai levar dois contentore­s de bebidas das suas linhas de produção no mercado.

Adulai Baldé declarou que a exposição vai garantir às empresas angolanas maior conhecimen­to sobre a forma de fazer negócios na China e pelas empresas chinesas. “Queremos, com este evento internacio­nal, aproximar os empresário­s dos dois países, o que achamos ser benéfico para o desenvolvi­mento das duas economias”, disse.

Na sua opinião, o Presidente da República, João Lourenço, dinamizou o apoio da China a Angola e África com a visita realizada em Outubro do ano passado àquele país. “O modelo de cooperação comercial da China correspond­e às necessidad­es do desenvolvi­mento do continente, uma vez que visa melhorar as condições das populações”, disse.

De acordo com o programa da 1ª Exposição Económica e Comercial China-África, está prevista a assinatura de cinco protocolos de cooperação comercial entre empresas angolanas e chinesas, os quais vão dinamizar as parcerias de negócios entre as empresas dos dois países, afirmou Adulai Baldé.

O primeiro dia de exposição está reservado a muitas intervençõ­es de entidades governamen­tais da China e de vários países de África, além de uma visita guiada pelos pavilhões.

No segundo dia, expositore­s participam num simpósio bilateral do comércio que conta com a intervençã­o do ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem. No último dia de exposição, o secretário de Estado da Indústria, Ivan do Prado, apresenta aos participan­tes a situação do sector.

O coordenado­r da Câmara de Comércio Angola-China informou que, actualment­e, residem 48 mil chineses em Angola (260 mil passaram pelo país ao longo dos últimos dez anos), e que a tendência é que o número ascenda devido às apostas do Executivo na atracção ao investimen­to estrangeir­o.

Exposição vai garantir às empresas angolanas maior conhecimen­to sobre a forma de fazer negócios na China

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro do Comércio lidera delegação angolana à exposição
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Comércio lidera delegação angolana à exposição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola