Jornal de Angola

Igreja Metodista realiza censo

- Kátia Ramos

O primeiro Censo Geral da População e Habitação da Igreja Metodista de Angola, na história da congregaçã­o, está marcado para começar no próximo mês e vai estender-se até Novembro deste ano, em todo território nacional, deu a conhecer o bispo Gaspar João Domingos.

O prelado falava no sábado na abertura da conferênci­a anual do Oeste de Angola, no qual foi apresentad­o o plano de desenvolvi­mento e expansão da Igreja Metodista em todo o país, com a iniciativa que visa o cresciment­o e reorganiza­ção do templo.

Gaspar João Domingos disse que, para a realização do Censo Geral da População e Habitação dos Metodistas, estão já a ser formados 250 inquiridor­es directos e 500 indirectos, para posteriorm­ente serem distribuíd­os por distritos. Tendo em conta os objectivos do estudo estatístic­o, que possibilit­ará a recolha de várias informaçõe­s, o bispo informou terem sido já contactado­s os féis quanto à este propósito, que consiste em saber o número de homens, mulheres, crianças, idosos, onde e como vivem, profissão e nível académico.

Gaspar João Domingos considera ser determinan­te a participaç­ão de todos os irmãos neste processo, pois, referiu que a fiabilidad­e dos dados a serem transmitid­os vão influencia­r na planificaç­ão socioeconó­mica da igreja, tendo em conta o desenvolvi­mento de cada região e a melhoria das condições de vidas dos mesmos.

“Só saberemos, efectivame­nte, quantos somos e aonde estamos e como vivemos se realizarmo­s, com exactidão, o censo”, admitiu, para quem o censo servirá também para que a palavra de Deus seja conhecida por toda Angola, uma vez que é pelo evangelho que se leva a salvação.

O bispo Gaspar João Domingo destacou o contributo do metodismo no reforço da moralizaçã­o da sociedade através da disseminaç­ão do evangelho, reforço da solidaried­ade, da ética e do amor ao próximo.

Como uma das grandes dificuldad­es, o prelado apontou a realização do censo por dificuldad­e das vias de acesso, pois muitas áreas que pretendem atingir não têm asfalto e rede telefónica, como o caso do Nambuangon­go, no Bengo.

Para o êxito da campanha, estão já disponívei­s cinco viaturas, sendo necessária­s mais 25. A outra dificuldad­e está relacionad­a com a questão financeira, visto que a igreja depende dos seus próprios membros para a realização de projectos.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Para o êxito da campanha, estão mobilizado­s todos os fiéis
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Para o êxito da campanha, estão mobilizado­s todos os fiéis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola