Jornal de Angola

Os Palancas Negras na maior competição futebolíst­ica africana

-

Angola participa pela oitava vez num Campeonato Africano de futebol , conhecido por CAN , que está a decorrer no Egipto. Hoje, dia 24 de Junho, os Palancas Negras vão fazer o primeiro jogo com a forte selecção da Tunísia na maior competição futebolíst­ica do continente.

Milhões de angolanos vão acompanhar hoje a estreia dos Palancas Negras na sua oitava participaç­ão num CAN, e aguardam por boas exibições dos jogadores, que certamente estão dispostos a fazer bons resultados.

A selecção nacional de futebol tem um plantel recheado de bons jogadores, entre os quais figuram futebolist­as habituados à alta competição e são titulares em clubes europeus, que evoluem na primeira divisão dos campeonato­s do velho continente.

Os jogadores angolanos vão certamente entrar em campo sem medo do adversário e mostrar que podem superar qualquer selecção africana. O campeonato africano de futebol é uma competição dura que exige dos jogadores elevada concentraç­ão, disciplina táctica e boa condição física. Os craques de cada selecção, dotados de raras habilidade­s técnicas, fazem depois a diferença.

Os Palancas Negras são a selecção de todos nós e devemos apoiá-los do princípio ao fim de cada jogo. Numa competição com as caracterís­ticas do CAN cada jogo deve ser encarado como uma final, e os nossos jogadores precisam de sentir o carinho de todos os angolanos.

Estamos pela oitava vez num CAN e os angolanos esperam que os Palancas Negras superem o desempenho nos campeonato­s africanos do Ghana/2008 e de Angola (2010), em que chegaram aos quartos de final.

É digno de registo o facto de o Presidente da República, João Lourenço, ter enviado aos Palancas Negras uma mensagem de encorajame­nto em véspera do jogo com a Tunísia. Em alta competição, e tendo de jogar com selecções de elevado nível, uma mensagem do Presidente da República ajuda a galvanizar os jogadores dos Palancas Negras às vitórias.

Afinal, só as vitórias nos interessam neste CAN. Já não temos o Ndungidi, Lufemba, Sarmento, Vicy, Alves, Jesus , Napoleão, Salviano, André, Vata ou Garcia, para só citar estes grandes jogadores do passado, mas temos o Gelson Dala, Bastos, Wilson Eduardo, Mateus Galiano, Djalma Campos, que terão a complexa, mas honrosa missão de representa­r a Nação angolana numa prestigiad­a competição como é o CAN.

Quando os jogadores entrarem hoje à tarde em campo para defrontar a Tunísia, todos nós temos de acreditar que é possível a vitória e caminharmo­s para vencer outras partidas com vista à conquista (não é proibido sonhar!) do Campeonato Africano de futebol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola