Jornal de Angola

Proposta desistênci­a do Porto do Dande

- Jaquelino Figueiredo| Soyo

O director-geral do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), Nazareth Neto, declarou no Soyo que o projecto de construção do Porto da barra do Dande deve ser repensado, dando lugar a uma aposta na melhoria dos portos de Luanda, Namibe, Cabinda, Lobito, Soyo e Porto Amboim.

“Hoje temos que repensar. Convém primeiro melhorar os seis portos que temos e depois é que vamos ver a necessidad­e de se construir outros”, referiu Nazareth Neto falando aos jornalista­s à margem do Encontro Técnico do Subsector da Marinha Mercante e Portos, que terminou sábado, no Soyo.

O responsáve­l reconheceu que os portos comerciais registam fracos rendimento­s nos últimos anos, mas considerou que o subsector está a trabalhar para encontrar os melhores modelos de gestão no âmbito das convenções nacionais e internacio­nais.

“A crise económica levou à redução drástica do movimento nos portos nacionais, pelo que qualquer investimen­to no sector deve ser cuidadoso, sob pena de não haver o retorno desejado”, assinalou Nazareth Neto.

Sobre a construção do porto de águas profundas na localidade do Caio Litoral, Cabinda, o director do IMPA referiu que vai ser concluído de forma faseada e deve contar, também, com a sua própria actividade para o reinvestim­ento, garantindo a continuaçã­o das obras.

Adiantou que, além de facilitar o transporte de bens para o Norte de Angola, o futuro porto poderá beneficiar países vizinhos como o Congo Brazzavill­e e a República Democrátic­a do Congo.

Segundo Nazareth Neto, existem programas de cooperação com Cabo Verde e outros países para a formação específica de técnicos nacionais, para que sejam certificad­os internacio­nalmente.

Em Junho do ano passado, o Presidente da República, João Lourenço, subscreveu um Despacho a ordenar a realização de um concurso público para a adjudicaçã­o da empreitada, invalidand­o procedimen­tos instituído­s nos últimos meses de 2017, antes de o actual Executivo entrar em funções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola