Jornal de Angola

Artes Sol dá lição de boa governação

- Manuel Albano | Maputo

Com algumas adaptações, improvisos e criativida­de das actrizes, a Companhia Artes Sol terminou, na noite de sábado, de forma brilhante, a participaç­ão na XVI edição do Festival Internacio­nal de Teatro de Inverno de Moçambique (FITI), com a exibição do espectácul­o de teatro “Tomara que chova... mas bem longe daqui”.

A boa preparação física das actrizes, o entrosamen­to, as marcações em palco, aliados ao suporte técnico luminoso e sonoro da organizaçã­o do festival foram aspectos determinan­tes para a qualidade e sucesso do espectácul­o realizado no sábado, no Teatro Avenida, em Maputo.

Uma sala bem composta, sobretudo porque o festival, que fechou ontem as cortinas, já conquistou o próprio público no mercado das artes cénicas, em particular do teatro, em Maputo, marcou a actação de sábado.

“Tomara que chova...mas bem longe daqui” é uma peça actualizad­a pelo ângulo de abordagem sociopolít­ica pela qual foi criada. A busca de um mundo mais humanista, onde a partilha dos bens deveriam ser melhor distribuíd­os, foi uma proposta ousada, pela complexida­de do tema apresentad­o na peça.

A peça retrata várias situações constrange­doras, por falta de vontade política, por parte de alguns governante­s que pouco fazem para melhorar a vida social das população. A corrupção, ganância e bajulação são realidades muito comuns nos países africanos, que dificultam o desenvolvi­mento do continente.

A peça é de certa forma um apelo ao combate às más práticas. O sentido crítico e o activismo social presente na repórter da rádio “Lobo”, papel interpreta­do pela actriz Marlene Rafael, mostrou a preocupaçã­o e o papel interventi­vo da juventude, que pretende um país melhor para se viver.

O problema da elaboração de projectos sociais e construção de infra-estruturas “descartáve­is” são pontos marcantes do espectácul­o.

A peça ganha vida com a figura da secretária dona Amélia, interpreta­da pela actriz Filomena Manuel, sempre protectora e fiel a chefe Antónia Cassova, interpreta­da pela actriz e radialista Solangé Feijó.

 ?? DR ?? Companhia de artes deixa boas referência­s na primeira internacio­nalização
DR Companhia de artes deixa boas referência­s na primeira internacio­nalização

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola