Jornal de Angola

Presidente Mário Vaz faz balanço positivo

-

O Presidente guineense, José Mário Vaz, disse que a conclusão do seu mandato é um “marco histórico” na consolidaç­ão da democracia na Guiné-Bissau e que nos últimos cinco anos lutou para que o país seja de todos, informou ontem a Lusa.

“Sou o primeiro Presidente da República, após 25 anos da abertura democrátic­a, a concluir o mandato. Este é um marco histórico, pleno de significad­o e de simbolismo no processo de consolidaç­ão e estabiliza­ção do nosso regime democrátic­o”, disse José Mário Vaz domingo à noite num discurso à Nação, a partir do Palácio da Presidênci­a, em Bissau.

Na intervençã­o, José Mário Vaz salientou que nos últimos cinco anos o seu trabalho tem sido o “resgate da Constituiç­ão e das leis” e da “reafirmaçã­o do Estado como património de todos e não apenas de uma elite”.

Sobre a crise político e institucio­nal vivida nos últimos anos e que levou o Presidente guineense a nomear sete primeiros-ministros, no período entre 2015 e 2018, José Mário Vaz explicou tratar-se de uma luta pelo “primado da lei e pela igualdade dos cidadãos”.

Para o Presidente guineense não pode haver um “grupo que seja detentor de todo o poder e de toda a riqueza e outro vasto contingent­e de cidadãos que apenas têm deveres e estão condenados à subserviên­cia e a viver dos restos dos outros”.

“Este nosso país tem de ser de todos e para todos, não pode haver cidadãos de primeira e cidadãos de segunda.

Por isso, lutamos contra interesses instalados que impediram a Guiné-Bissau de avançar nos últimos 46 anos, sobretudo a corrupção”, afirmou o Chefe de Estado no discurso à Nação.

 ?? DR ?? O Chefe de Estado convocou as presidenci­ais para Novembro
DR O Chefe de Estado convocou as presidenci­ais para Novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola