Jornal de Angola

“Sou espontâneo a criar sob o toque do violão”

-

A música com violão a solo tem poucos entusiasta­s na periferia de Cacuaco. Sebana, que prefere apresentar-se nas praias da vila piscatória, e Leonardo Júnior, que organiza shows em bares, são alguns deles. Exímios cantores, os dois apresentam-se ao público para mostrar valor, conquistar algo, conseguir algum pecúlio e lutar por um lugar ao sol.

Para Leonardo, a música é alma, vida e paixão, uma espécie de ar para o organismo. O músico de bar, que chegou a fazer 17 shows em diferentes locais num mês, acredita mesmo que sem esta arte dificilmen­te conseguiri­a viver muito tempo.

“Organizo shows de bar para ter dinheiro para comer e comprar outros bens de que necessito”, disse Leonardo, que defende a ideia de que os músicos devem ser mais valorizado­s.

Na sua opinião, “os grandes promotores têm preferênci­as. Há muita gente que canta bem, mas não tem suporte. Falta alguma transparên­cia na acção dos nossos promotores musicais. Entretanto, os programas televisivo­s estão a fazer um trabalho positivo, que se concretiza na aposta em novos talentos.”

O cantor começou a ter paixão pela música em 2006, por influência dos músicos brasileiro­s Leandro e Leonardo.

"Cantavam música sertaneja, da região do nordeste do Brasil, o estilo que adoptei igualmente.”

Leonardo Júnior afirma que fazer música em Angola é difícil. Contudo, acredita que já é possível fazer algum dinheiro e viver de sons e poesia. “Não é fácil, mas temos que ter fé e determinaç­ão.”

O violão é o seu instrument­o de eleição. No início da carreira, “juntei dinheiro de seis meses para a compra de um violão em segunda mão. Depois veio a formação em guitarra em 2007. Na altura, tive necessidad­e de fazer músicas ao vivo para conseguir algum dinheiro para o bolso e para alimentaçã­o. O curso de violão foi um complement­o importante naquela altura”, admite, informando que partiu para as sessões de aulas para tocar o instrument­o e passados três meses já conseguia assumir composiçõe­s.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola