Jornal de Angola

Inspiração na leitura do quotidiano

-

Com a boa disposição que lhe é caracterís­tico, Leonardo Júnior escreve músicas tendo como base de inspiração as leituras que faz do dia a dia e as dificuldad­es que passou na vida.

“Sofri muito na vida. No princípio, as pessoas não acreditava­m no meu talento e opunham-se à minha vocação. As dificuldad­es que atravessam no meu percurso de vida servem de fontes de inspiração”.

“Tenho a capacidade de fazer músicas quando estou em companhia da minha viola, mesmo sem escrever o verso. Quando oiço a história de alguém, pego no violão. Há vezes que sonho com algo e ao despertar solta-se em mim a inspiração. Quando tento o esmero, apostando na escrita, levo muito tempo a acertar. Todavia, acredito que tenho um certo dom de espontanei­dade no processo de criação com o meu violão.”

Quanto às línguas nacionais, Leonardo Júnior assume-se como um apaixonado pelo Kimbundu, mas, “a minha avó Esperança Ferreira, que obrigava todos a falarem Kimbundu em casa, faleceu muito cedo. O pouco que sei resume-se a algumas palavras e não dá para tanto para a minha afirmação em música”, admite o cantor.

“Tenho mais de 11 músicas, mas só uma gravada, muito ouvida na Rádio Cacuaco, que tem o título genérico “Só te peço um recomeço”. Tem estilo brasileiro e o autor da letra é o meu amigo Irineu Luçassa.”

O cantor tem no seu horizonte futuro a publicação de um disco com músicas sertanejas, com cinco faixas e totalmente acústica, só com voz e violão.

“As pessoas precisam de saber o quanto eu sou capaz. Não vou introduzir sons de computador­es. Pretendo que o povo angolano sinta que sou capaz de fazer música boa. Brevemente terei no mercado o disco intitulado “Choro demais”. Leonardo Júnior tem recebido o feed-back de alguns cantores que vivem fora do país. “A maior parte das pessoas que torcem pelo estilo de música que faço são os povos brasileiro­s de Minas Gerais, Belo Horizonte. Eles estão sempre em sintonia com o som acústico que transmito.”

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola