Jornal de Angola

RNA está solidária com vítimas da seca

- Edivaldo Cristóvão

Uma campanha solidária de recolha de donativos, com vista a ajudar as vítimas da seca da Região Sul do país, está a ser levado a cabo, desde início deste mês e até 8 de Julho, pela Rádio Nacional de Angola (RNA).

A acção solidária, que decorre sobe o lema “Unimos o país pelas vítimas da seca”, conta com apoio da sociedade civil, instituiçõ­es ministeria­is, empresas públicas e privadas.

De acordo com o portavoz da campanha, Ulisses de Jesus, a actividade tem correspond­ido às expectativ­as e lembrou que o arroz, massa, feijão, óleo, fuba, açúcar, vestuário e água são os produtos que mais arrecadam desde o acto de lançamento desta operação.

Os bens recolhidos estão a ser entregues ao Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (Masfamu). Ulisses de Jesus disse que a campanha surge em resposta ao “grito de socorro” das populações das províncias do Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

Os bens podem ser entregues na portaria da RNA ou nas emissoras provinciai­s, sendo que em Luanda a recolha está a ser feita no campo Manuel Berenguel, na Rádio Viana e no Centro de Produção da TPA, na Camama.

O também director de marketing da RNA considerou satisfatór­io o dia de ontem em termos de colheita, referindo-se que tal se deveu, sobretudo pela realização da actividade desportiva e cultural promovida pela Associação Nacional do Ensino Particular (ANEP).

“O gesto da ANEP demonstra que as organizaçõ­es da sociedade civil podem fazer o seu diferencia­l. Ao longo da semana, a RNA endereçou cartas para vários ministério­s e empresas públicas e privadas, no sentido de se juntar à campanha”, precisou Ulisses de Jesus.

Na última semana da campanha, a RNA pretende realizar programas em todas as estações de rádio para angariar mais bens. Por exemplo, em Luanda o espaço Jovial Cidade, da Rádio Luanda, será activado fora de época, ou melhor, em ocasião especial, por ser a última semana de angariação de donativos.

No próximo domingo, está previsto a realização de uma actividade desportiva e cultural, a realizar no campo Manuel Berenguel da RNA.

O presidente da Associação Nacional do Ensino Particular (ANEP), António Pacavira, esclareceu que, para a campanha da RNA, foram mobilizado­s cerca de mil colégios em Luanda e criados pontos de recolha de bens em todos os municípios.

“Os colégios estiveram num movimento muito bonito de solidaried­ade, humanismo e patriotism­o. Educamos os meninos no sentido de replicarem esses valores”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola