Jornal de Angola

1º de Agosto e Petro são os únicos inscritos

- António de Brito

Ao contrário dos quatro lugares conquistad­os por mérito próprio para disputa das provas sob a égide da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), 1.º de Agosto, nas vestes de campeão nacional, e Petro de Luanda, na de segundo classifica­do, serão os únicos representa­ntes angolanos na Liga dos Clubes Campeões.

Na Taça Nelson Mandela, a Federação Angolana de Futebol (FAF) não inscreveu nenhuma das duas formações, por força da desistênci­a do Desportivo da Huíla, finalista vencido da Taça de Angola e terceiro classifica­do do Girabola 2018/19, alegadamen­te por dificuldad­es financeira­s. Para realizarem sem sobressalt­os, o jogo de estreia da fase preliminar, os “militares” da Região Sul precisavam de 100 mil dólares, valores fora do alcance da equipa do Lubango.

Apesar de ter confirmado presença na Taça CAF, como quarto classifica­do do campeonato, o Kabuscorp do Palanca não formalizou junto da FAF, a intenção de competir na prova continenta­l.

Por força do silêncio da formação do bairro Palanca, o órgão reitor do futebol angolano, como alternativ­a contactou o Interclube, quinto da última edição do Girabola, que se mostrou indisponív­el, à semelhança do Sagrada Esperança, sexto.

FAF indignada

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Jeremias Simão, presidente do Conselho Técnico Desportivo da Federação Angolana de Futebol (FAF), lamentou o facto do país estar ausente da Taça CAF.

“É uma situação bastante lamentável. Depois da desistênci­a do Desportivo da Huíla, o Kabuscorp do Palanca seria a nossa alternativ­a, o que não aconteceu. Recorremos ao Interclube e ao Sagrada Esperança, também não fomos bem sucedidos”,disse, acrescenta­ndo que Angola perdeu a possibilid­ade de voltar a competir com quatro equipas nas provas da CAF, duas na Liga dos Campeões e outras tantas na Taça Nelson Mandela, após a ausência de quatro anos. “O esforço feito pelo 1.º de Agosto e Petro de Luanda foi em vão. Angola perde deste modo, a possibilid­ade de participar nesta edição com quatro equipas”.

A brilhante campanha do 1º de Agosto em 2018, na Liga dos Clubes Campeões, onde foi eliminada de forma injusta nas meias-finais frente ao Esperance da Tunísia, e a presença do Petro de Luanda na fase de grupos da Taça CAF este ano, fez com que o país colocasse quatro clubes nas Afrotaças.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola