Jornal de Angola

João Lourenço destaca apoio às populações afectadas pela seca

-

O Presidente da República destacou a resposta dada pela sociedade no apoio às populações afectadas pela seca no Sul do país, com particular realce para a província do Cunene. João Lourenço adiantou que o Executivo está apostado em resolver a situação do Sul do país, com a execução de projectos duradouros.

O pacote financeiro aprovado em Abril deste ano, fixado em 200 milhões de dólares, frisou, é apenas um terço do valor que poderá ser gasto em três anos para solucionar os problemas estruturan­tes ligados aos efeitos destrutivo­s da seca na província do Cunene.

Em despacho, o Titular do Poder Executivo determinou que os sectores correspond­entes desencadea­ssem os procedimen­tos de contrataçã­o, por concurso público, dos serviços para a edificação de um conjunto de obras com aquele fim, entre eles, a construção de um sistema de transferên­cia de água do Rio Cunene, que partirá da localidade de Cafu até Shana, nas áreas de Cuamato e Namacunde.

Um segundo projecto será a construção de uma barragem na localidade de Calucuve e o seu canal adutor associado, num custo global em kwanzas equivalent­es a 60 milhões de dólares. Será também construída outra barragem e o respectivo canal adutor na localidade de Ndue, também num valor equivalent­e a 60 milhões de dólares.

A província do Cunene vive, desde Outubro de 2018, uma acentuada crise, com 857.443 pessoas (de um total de 171 mil 488 famílias) e um milhão de cabeças de gado afectadas pela seca. A estiagem já resultou na morte de 26.267 animais, entre bovinos, caprinos e suínos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola