Jornal de Angola

Presidênci­a finlandesa da UE prioriza assuntos climáticos

-

A Finlândia assume amanhã a Presidênci­a da União Europeia (UE) empenhada em fechar o acordo para a neutralida­de carbónica em 2050 e reforçar o respeito pelo Estado de Direito, fazendo depender dele a atribuição de fundos.

“As prioridade­s da Presidênci­a finlandesa do Conselho da União Europeia são reforçar os valores comuns e do Estado de Direito, tornar a UE mais competitiv­a e socialment­e inclusiva, fortalecer a posição da UE como líder global da acção climática e proteger a segurança dos cidadãos de forma abrangente”, anunciou o Governo de Helsínquia.

Com o lema “Europa sustentáve­l, futuro sustentáve­l”, a Presidênci­a finlandesa quer nomeadamen­te fechar o acordo entre os 28 para definir 2050 como meta para a neutralida­de carbónica, em linha com o que definem os Acordos de Paris.

A meta devia constar da Agenda Estratégic­a aprovada no Conselho Europeu de 20 e 21 de Junho, mas, segundo fontes diplomátic­as, a introdução da data foi vetada pelos países do chamado Grupo de Visegrado (Polónia, República Checa, Eslováquia e Hungria).

Na conferênci­a de imprensa que deu na quarta-feira em Helsínquia, o Primeiro-Ministro finlandês, Anti Riine, não precisou como vai ser possível chegar a acordo, mas disse que “a minoria” de países que se opuseram à inclusão da data pretendem “saber como a neutralida­de carbónica vai afectar as suas economias” e defendeu que a questão deve ser contemplad­a no orçamento da UE a longo prazo.

Em matéria de Estado de Direito, a Presidênci­a finlandesa propõe-se nomeadamen­te aprofundar a discussão já lançada sobre a necessidad­e de fazer depender a atribuição de fundos europeus ao respeito pelo Estado de Direito.

 ?? DR ?? Primeiro-Ministro da Finlândia, Anti Riine, definiu objectivos
DR Primeiro-Ministro da Finlândia, Anti Riine, definiu objectivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola