Jornal de Angola

“Passo Seguro” devolve esperança a amputados

- Mazarino da Cunha |

Vivânia Vapor, 14 anos, natural de Luanda, Julião Cabral, 16, e Justina Mandele, 17, os dois últimos naturais da província do Huambo, foram os primeiros a beneficiar de próteses endoesquel­éticas do projecto “Passo Seguro”.

A cerimónia de entrega de próteses endoesquel­éticas a duas crianças vítimas de acidente de viação e uma por queimadura, realizou-se na noite de sábado em Luanda, durante a 8ª edição da gala denominada “Momento Solidário”, da Fundação Lwini.

Vivânia Vapor, após ter recebido a prótese dos dois membros superiores e um inferior das mãos do engenheiro mecatrónic­o de nacionalid­ade brasileira, Thiago Jucá, disse ao Jornal de Angola que renasceu a esperança de voltar a viver.

Apesar das limitações físicas que a adolescent­e vive, Vivânia Vapor não deixa de alimentar o sonho de um dia ser arquitecta. “Agora, com a prótese, já é possível fazer renascer a minha grande paixão pela arquitectu­ra”, precisou.

A presidente da Fundação Lwini, Ana Paula dos Santos, disse que, apesar da crise que o país atravessa, ainda é possível notar o espírito solidário na sociedade angolana e encontrar pessoas singulares que ajudam os mais desfavorec­idos.

Referiu que se trata de uma iniciativa que já existe desde 2012, com a finalidade de adquirir próteses endoesquel­éticas para amputados transtibia­is.

A 8.ª edição da gala de beneficênc­ia da Fundação Lwini juntou estilistas nacionais e estrangeir­os, que apresentar­am peças exclusivas das suas colecções, com vista a arrecadar dinheiro para apoiar crianças e mulheres vítimas de guerra, doenças ou acidente.

Os estilistas nacionais Tatiana Pereira, Soraya da Piedade e Iracelma Matias solidariza­ram-se com a nobre causa da Fundação Lwini, exibindo oito peças das suas melhores colecções, durante o desfile de modelos nacionais.

 ??  ??
 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Líder da Lwini entregou as próteses endoesquel­éticas
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Líder da Lwini entregou as próteses endoesquel­éticas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola