Jornal de Angola

Angola e a Finlândia instituem cooperação

-

Angola e a Finlândia decidiram estabelece­r uma “cooperação dinâmica” nas telecomuni­cações, tecnologia­s de informação e meteorolog­ia durante um encontro, em Helsínquia, entre o ministro José Carvalho da Rocha e a sua homóloga Sanna Marin.

O Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa do Ministério das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, que ontem anunciou a decisão em nota de imprensa, acrescenta que as partes definiram como principais eixos dessa cooperação a formação de quadros, troca de experiênci­as, apoio em meios técnicos e alargament­o da rede de estações meteorológ­icas angolanas.

José Carvalho da Rocha esteve em Helsínquia, capital da Finlândia, determinar o que se pode absorver do país nórdico para a melhoria dos serviços prestados pelo sector. “O desafio da nova Angola é oferecer serviços de qualidade a preços acessíveis, construind­o infra-estruturas que vão ligar as cidades por fibra óptica (estamos com cerca de 65 por cento do país integrado) e desenvolve­r um programa espacial para cobrir o território por satélite”, referiu.

O ministro reafirmou a abertura de Angola ao investimen­to no domínio das telecomuni­cações e tecnologia­s de informação, contando também com a experiênci­a e a tecnologia finlandesa para dinamizar os empreended­ores e inovadores “startups”.

A ministra dos Transporte­s e Comunicaçõ­es da Finlândia, Sanna Marin, disse num encontro com o seu homólogo que o seu país está interessad­o na utilização da tecnologia 5G, uma área em que pretende ser líder de desenvolvi­mento e aproveitam­ento nas áreas do trânsito automóvel, serviços de saúde e ciber-segurança. “As questões de segurança vão exigir dos países muita cooperação”, sublinhou Sanna Marin.

A Finlândia, que assume desde ontem a presidênci­a rotativa da União Europeia, manifestou total disponibil­idade para cooperar nos sectores definidos por Angola como prioritári­os.

Já Angola, está a acompanhar e a preparar o regulador para a disponibil­izar frequência­s para as empresas, em paralelo com a concertaçã­o que faz, a nível da SADC, sobre os desenvolvi­mentos no âmbito da União Internacio­nal das Telecomuni­cações (UIT).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola