Jornal de Angola

Centenas de munícipes recebem consulta grátis

- Joaquim Júnior | Uíge

Mais de 500 pessoas beneficiar­am de consultas gratuitas na “Feira da Saúde Unitel”, realizada no final de semana na cidade do Uíge. Nas clínicas móveis montadas na escola 11 de Novembro, além de consultas de clínica geral e de diversas especialid­ades, foram feitos testes e aconselham­entos sobre o VIH-Sida.

Durante a feira, foram colocados à disposição dos munícipes do Uíge, durante quase 8 horas, os serviços de medicina interna, pediatria, ginecologi­a e obstetríci­a, cardiologi­a, medicina dentária, urologia, psicologia, oftalmolog­ia, ortopedia, entre outros atendiment­os para os problemas de saúde.

Elsa Esperança, que sofre de gastrite e queixava-se constantem­ente de dores de cabeça, viu na feira da saúde uma oportunida­de para ser consultada por especialis­tas. Após a consulta, foi ao laboratóri­o e recebeu os resultados dos exames a tempo e hora. Disse ao Jornal de Angola ter ficado satisfeita com o atendiment­o, conselhos e com os medicament­os que recebeu.

Santos Victor, 50 anos, sofre de paralisia nos membros inferiores e num membro superior desde 1999. “Sei que a minha situação de saúde é delicada, mas recebi garantias de que ainda é possível melhorar, desde que cumpra com o tratamento. Sinto-me encorajado a continuar a lutar pela vida e não desistir”, disse.

Cecília Fernando, chefe da Área de Responsabi­lidade Social e Corporativ­a da Unitel, disse que a feira da saúde faz parte do cumpriment­o do pacto social da empresa para com as comunidade­s, visando a promoção da saúde e o bemestar das populações. Madalena Diogo, chefe do Gabinete Provincial da Saúde, disse que o gesto da Unitel visou ajudar as autoridade­s sanitárias a fazer o diagnóstic­o rápido das doenças mais frequentes na região, visando diminuir o índice de mortalidad­e.

“A feira da saúde permitiu também a realização de palestras sobre endemias que possam surgir, a importânci­a da saúde dentária, factores de risco e medidas de prevenção da malária e cólera, prevenção e consequênc­ias da tripanosso­míases, diabetes e outras doenças”, disse.

A Feira da Saúde Unitel contou com a participaç­ão do Gabinete Provincial da Saúde, Instituto Nacional de Emergência­s Médicas, PSI Angola, Associação de Escuteiros, Protecção Civil e Bombeiros e Polícia Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola