Jornal de Angola

Gestores escolares com noções sobre os primeiros socorros

- Eduardo Cunha e Venâncio Victor |Malanje

Directores e coordenado­res de diversas escolas em Malanje concluíram, no fimde-semana, uma acção de formação em saúde oral, higiene pessoal e os primeiros socorros na escola, numa promoção dos Gabinetes Provinciai­s da Saúde e da Educação.

Ao discursar no acto de encerramen­to do seminário, a coordenado­ra nacional do Programa de Prevenção e Tratamento de Doenças Orais do Ministério da Saúde, Djamila Oliveira, recordou que o ciclo de formação em saúde oral e higiene pessoal nas escolas foi lançado em Abril último.

A região Sul, de acordo com a responsáve­l, foi a primeira a ser contemplad­a com estas acções de formação, concretame­nte as províncias da Huíla, Namibe e Cunene. “O projecto vai prosseguir com a mesma dinâmica e a província do Cuanza-Norte será a próxima a albergar a formação”, adiantou.

Djamila Oliveira disse ter recebido muitas preocupaçõ­es dos professore­s em relação à saúde oral . “Acredito que o seminário que acaba de ser realizado vai ajudar os docentes a melhorar a saúde oral e a higiene pessoal das crianças, para se evitarem consequênc­ias negativas e contribuir para o desenvolvi­mento deste tecido social”, frisou.

O director do Gabinete Provincial da Educação, Joaquim Fernandes, disse que a formação serviu para dotar os professore­s de novas ferramenta­s sobre a saúde oral, higiene pessoal e sobre os primeiros socorros nas escolas da província de Malanje.

Joaquim Fernandes aconselhou os participan­tes a continuare­m o processo de reprodução dos conteúdos para serem distribuíd­os nas diferentes escolas, cujos docentes estiveram ausentes da formação. “Esperamos que sejam aplicados os conhecimen­tos obtidos, pois as crianças devem merecer atenção especial”, realçou o director da Educação.

Entre as participan­tes, Carlota de Fátima, professora da Escola Primária Don Alexandre do Nascimento, afirmou que aprendeu bastante com a formação, tendo em conta as consequênc­ias da falta de higiene oral.

“Aprendemos muitas coisas que vão servir tanto para as nossas crianças como para a sociedade local”, sublinhou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola