Jornal de Angola

Quiçama festeja aniversári­o entre muitas dificuldad­es

-

A Quiçama completa hoje, 2 de Julho, 81 anos de existência, desde que foi elevada à categoria de município em 1938. A falta de vias de acesso intercomun­ais impede o desenvolvi­mento socioeconó­mico da circunscri­ção, em relação às demais municipali­dades de Luanda.

O acesso à educação, saúde, energia e água e outros serviços sociais básicos é, também, um dos problemas que afecta o município, um dos maiores de Luanda e o mais rural.

Considerad­o município do futuro, Quiçama conta com um Parque Nacional, com o mesmo nome, e Pólo de Desenvolvi­mento Turístico, localizado na comuna de Cabo Ledo. Dispõe ainda da maior basílica a nível da África. Para assinalar a data, a Administra­ção Municipal da Quiçama programou várias actividade­s sociocultu­rais, religiosas e desportiva­s. Também estão agendadas palestras, antecedida­s de uma missa na Igreja Católica do Santuário da Muxima.

O programa contempla igualmente uma partida de futebol entre as selecções da Quiçama e de Cabo Ledo e ainda um festival musical.

O município da Quiçama, um dos oito que compõem a província do Bengo, tem condições excelentes para a prática do turismo. Na zona costeira da comuna de Cabo Ledo os amantes da praia têm condições excepciona­is e já existem infra-estruturas de apoio aos turistas, sobretudo restaurant­es e alojamento com qualidade.

Na localidade de Caua, onde há grande concentraç­ão de animais do Parque Nacional da Quiçama, é possível organizar excursões para quem gosta de viver em contacto com a natureza e a fauna selvagem. A Muxima é conhecida pelas romarias religiosas à Nossa Senhora, que procuram confirmar e reforçar a fé. No mês de Setembro a pequena vila alberga milhares de peregrinos provenient­es de todos os recantos do país e até do estrangeir­o.

Alguns empresário­s investiram em unidades hoteleiras e de restauraçã­o. Mas pelas potenciali­dades do turismo religioso, na Muxima há ainda um autêntico filão por explorar. O património natural da região, que tem como ponto central o rio Kwanza e as populações ribeirinha­s, representa um potencial que pode fazer da Muxima um destino turístico por excelência.

Aolongodas­densasmarg­ens do rio Kwanza, o verde das árvores e o canto de milhares de aves selvagens conjugamse para dar aos visitantes uma imagem de beleza paradisíac­a.

A Quiçama é um município da província de Luanda que antes pertenceu à província do Bengo. A sede do município é a vila da Muxima.

O município conta com uma extensão de 12.046 quilómetro­s quadrados e é habitado por 30 mil habitantes. A Norte é limitado pelos municípios de Viana e Icolo e Bengo, a Leste por Cambambe, no Cuanza-Norte, Libolo e Quibala, a Sul por Quilenda e Porto Amboim, regiões do Cuanza-Sul.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Quiçama ainda tem problema nos domínios da Educação, Saúde e serviços sociais básicos
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Quiçama ainda tem problema nos domínios da Educação, Saúde e serviços sociais básicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola